O deputado federal paraibano Efraim Filho (Democratas) foi escolhido pelo o Comitê em defesa do Porto de Cabedelo para formalizar solicitações de cerca de 50 milhões de reais junto ao Ministério dos Transportes para conclusão da dragagem do canal de acesso e aumento do calado.
Para Efraim Filho essa demanda é essencial para se recuperar a viabilidade econômica do Porto, e assim garantir novas oportunidades de emprego e renda para toda a Paraíba e especialmente para Cabedelo.
De acordo com o parlamentar, com nova estrutura e profundidade, o Porto pode alcançar R$ 1 bilhão em ICMS. Efraim Filho disse que, além da dragagem e o reforço do Cais, também deve ser feito um terceiro berço para a travagem de navios com o terminal multiuso.
Estiveram presentes a diretora presidente Gilmara Timóteo, representante dos trabalhadores dos setores produtivos e o vereador de Cabedelo Junior Datelli.
Logo após a reunião, a presidente da Companhia Docas da Paraíba, Gilmara Timóteo, mencionou a necessidade da Secretaria de Portos implantarem um plano nacional de modernização dos portos. “A ideia é existir um modelo comum para todos. Um modelo só de estatuto, de regulamento. Isto vai facilitar a gestão portuária”, avaliou.
PB Agora