Educação e Saúde sofreram inevitável impacto da pandemia, mas investimentos da Prefeitura nos dois setores projetam resultados animadores
O Ranking de Competitividade dos Municípios 2022, divulgado nesta terça-feira, 13, demonstrou que Campina Grande cresceu exponencialmente em diversas áreas e ocupa o sexto lugar em todo o Nordeste. Os maiores avanços com relação a 2021 foram nas áreas de funcionamento da máquina pública e inserção econômica.
Em funcionamento da máquina pública, a cidade subiu 125 posições, ficando em 239º quando comparado com os mais de 5 mil municípios brasileiros. Dentro deste tópico, a qualificação do servidor é um dos destaques, já que a cidade é a terceira em todo o Brasil quanto a este quesito.
Outro aspecto positivo foi o crescimento do critério inserção econômica, em que subiu 24 posições, puxado pela geração de empregos formais, ponto em que é a 25ª cidade no Brasil a mais gerar empregos formais. Houve crescimento ainda nas áreas de meio ambiente e telecomunicações.
Alguns reflexos da pandemia da Covid-19 influenciaram no quesito saúde, já que critérios como mortalidade materna rebaixaram os índices de saúde pública, visto que muitas gestantes morreram em função do coronavírus e estes dados de mortalidade materna eram baixíssimos antes da pandemia.
Houve reflexo também na Educação, uma vez que a evasão aumentou em virtude dos efeitos da pandemia, apesar dos esforços de busca ativa escolar empenhados pela Secretaria Municipal de Educação.
“Os dados demonstram as nossas potencialidades, onde temos avançado bastante, e apresentaram indicadores para nortear a gestão pública. Estamos passando por um amplo processo de reformulação do nosso sistema de acesso do cidadão aos serviços de saúde pública e isso vai transformar e impactar para muito melhor os serviços do SUS em Campina Grande através do programa Saúde de Verdade”, disse o prefeito Bruno Cunha Lima.