EM 2022: Uso do etanol na Paraíba evita despejo de mais de 316 mil toneladas de CO2

PUBLICIDADE

Um levantamento interno do Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool no Estado da Paraíba (Sindalcool-PB), realizado neste mês de dezembro, mostrou que o consumo do biocombustível etanol no estado evitou 316.422 toneladas de CO2 na atmosfera. Os dados levam em conta o abastecimento com etanol na Paraíba entre os meses de janeiro a outubro deste ano. Por isso, segundo o sindicato, as emissões poluentes evitadas pelo etanol ainda são maiores.

O consumo de etanol hidratado (que é vendido nos postos) na Paraíba, entre os meses do levantamento, foi de 102.328.400 milhões de litros. Já o consumo do anidro, aquele adicionado à gasolina, foi de 153.669.925 milhões de litros.

Segundo o Sindalcool-PB, em comparação ao seu principal concorrente, a gasolina, o etanol evita cerca de 90% da quantidade de CO2. A entidade também ressalta que o etanol anidro, além de aumentar a octanagem do combustível fóssil, também ajuda a reduzir as emissões do blend.

O levantamento também traz os números referentes à gasolina. O combustível fóssil foi responsável por emitir cerca de 1.149.679 milhões de toneladas de CO2 equivalentes. O consumo de gasolina na Paraíba, entre janeiro e outubro deste ano, foi de 569.147.872 milhões de litros.

Queima de combustíveis fósseis têm impacto negativo para a saúde

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a queima de combustíveis fósseis, de onde vem grande parte das emissões mundiais, é responsável pelas mudanças climáticas, pelo aumento das doenças, entre outras consequências graves contra o desenvolvimento sustentável.

O Sindalcool-PB apoia iniciativas que esclarecem sobre a poluição do ar e os impactos negativos para a saúde, como é o caso da iniciativa “Médicos pelo Ar Limpo” (medicospeloarlimpo.org.br) e da campanha “BreatheLife” (breathelife2030.org/pt), da OMS e da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Meio Ambiente.

“O etanol é a energia para se respirar ar limpo. A queima dos combustíveis fósseis (gasolina e diesel) lança no ar o CO2, que é um gás asfixiante. A cada litro de gasolina, uma parte é emitida pelo escapamento dos veículos sob a forma de pó, em partículas de 2.5 mícrons. Esse pó é absorvido junto com o ar que respiramos. O etanol é uma inovação para a descarbonização do planeta, por isso mais de 50 países já o utilizam para reduzir os problemas causados por esses antigos combustíveis mais intensivos em carbono”, disse o presidente-executivo do Sindalcool-PB, Edmundo Barbosa.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Com 34,45% das seções totalizadas, Tacyana Leitão amplia vantagem em Bayeux com 52,80%

Com 27,73% das seções totalizadas, Tacyana Leitão abre 2 mil votos de vantagem em relação…

6 de outubro de 2024

Cajazeiras: veja apuração dos votos para prefeito na Terra de Padre Rolim

Os eleitores de Cajazeiras acompanham a apuração dos votos através do portal PB Agora. As…

6 de outubro de 2024

PATOS: acompanhe a apuração dos votos da eleição para prefeito

Os eleitores de Patos acompanham a apuração dos votos através do portal PB Agora. As…

6 de outubro de 2024

Ex-prefeito de Cabedelo, Leto Viana, e filho se envolvem em confusão com militantes adversários; veja o vídeo

Neste domingo (6), uma confusão envolvendo o ex-prefeito de Cabedelo, Leto Viana, e seu filho…

6 de outubro de 2024

Jackson Alvino amplia liderança em Santa Rita com 53,56% dos votos; Nilvan tem 40.14%

CONFIRA AS PARCIAIS Com quase 4% das urnas apuradas, Jackson Alvino amplia liderança em Santa…

6 de outubro de 2024

Confira a apuração dos votos para prefeito na cidade de Sousa

Os eleitores de Sousa acompanham a apuração dos votos através do portal PB Agora. As…

6 de outubro de 2024