Categorias: Paraíba

Em 5 meses, 10 mil paraibanos foram afastados do trabalho

PUBLICIDADE

No mês de prevenção à saúde, um dado preocupante: nos últimos cinco meses, cerca de 10 mil paraibanos foram afastados das suas atividades e do trabalho por problemas de saúde, dos quais aproximadamente 10% por doenças psicológicas e Covid-19. Segundo dados do INSS, foram pelo menos 961 requisições de auxílio-doença na Paraíba por doenças psicológicas, aposentadoria por invalidez e auxílio-doença por acidente do trabalho, de novembro de 2020 a 26 de março deste ano (média de 6 requisições/dia). O alto índice de adoecimento mental é um dos temas que preocupa o Ministério Público do Trabalho (MPT) e estará em discussão durante o Abril Verde, mês de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Em um ano de pandemia, o MPT recebeu 41.729 denúncias de irregularidades trabalhistas relacionadas à Covid-19 no País, das quais 1.311 na Paraíba (dados de março/2020 a 29 de março/2021).

Nesta quarta-feira, 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, acontecerá a abertura do movimento Abril Verde na Paraíba, com audiência pública, às 15h, transmitida pelo Canal do YouTube da Assembleia Legislativa da Paraíba (propositura do deputado Wilson Filho). O evento – que será realizado online devido à pandemia – contará com a presença do procurador-geral do Trabalho Alberto Bastos Balazeiro, da procuradora-chefe do MPT na Paraíba, Myllena Alencar, dos procuradores do Trabalho Carlos Eduardo Lima e Raulino Maracajá, coordenadores regionais da Codemat/MPT (Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho), além de representantes do Tribunal Regional do Trabalho (TRT 13ª Região), CREA-PB, Sesi, Senar, Cerest, sindicatos, associações, Superintendência Regional do Trabalho (SRT), além de outras entidades. O evento online pode ser acompanhado pela população.

Prédios iluminados de verde

Durante este mês de abril, prédios públicos e monumentos são iluminados de verde. A ideia é chamar a atenção de toda a sociedade para o grande número de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Na Paraíba, a sede do MPT, no Centro de João Pessoa, e o prédio do MPT em Campina Grande, receberam iluminação especial. A iluminação verde é uma homenagem às vítimas de acidentes e doenças laborais, entre elas, vítimas da Covid-19. O 28 de abril é o Dia em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do trabalho.

Brasil registra um acidente a cada 49 segundos

Doenças e acidentes relacionados ao trabalho geraram gastos estimados em R$ 96 bilhões ao Brasil de 2012 até hoje (afastamentos acidentários, auxílio-doença, aposentadoria por invalidez), segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho – ferramenta do MPT e da OIT – (https://smartlabbr.org/sst). Na Paraíba, os gastos somaram aproximadamente R$ 1 bilhão (de 2012 a 2018). De acordo com a ferramenta, são mais de 5,9 milhões de acidentes de trabalho no País registrados de 2012 até esta terça-feira (6), somente de trabalhadores com carteira assinada, uma média de uma notificação a cada 49 segundos.

PB: 16 casos por dia de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho

Na Paraíba, os últimos dados mostram mais de 6,2 mil notificações de acidentes de trabalho e doenças relacionadas, somente no ano de 2018, uma média de 16 casos por dia. Neste 7 de Abril, Dia Mundial da Saúde, o MPT reafirma o seu compromisso na prevenção e no combate a acidentes laborais e doenças ocupacionais, que geram prejuízos aos trabalhadores e a toda a sociedade.

Perda de 4% do PIB com doenças e acidentes do trabalho

Anualmente, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a economia perde cerca de 4% do Produto Interno Bruto em razão de doenças e acidentes do trabalho, o que, além das perdas humanas, destaca a perda de produtividade causada por ambientes de trabalho inseguros ou insalubres.

Redação com Ascom/MPT-PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mais de 20 vereadores manifestam apoio e Dinho consolida caminhada rumo à reeleição na Mesa Diretora da CMJP

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve reunido nesta segunda-feira (25)…

25 de novembro de 2024

Família de vítima anuncia recompensa de mil dólares para quem localizar Fernando Cunha Lima, foragido por abusos sexuais

Nesta segunda-feira (25), a família de uma das possíveis vítimas do pediatra Fernando Cunha Lima, …

25 de novembro de 2024

Líder do governo na ALPB, Chico Mendes confirma permanência de Dr. Eduardo na base e contabiliza até 25 deputados no grupo

O deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),…

25 de novembro de 2024

Fique em Dia com a Cagepa: negociação de débitos entra na última semana

Mais de 50 mil clientes já negociaram seus débitos na campanha Fique em Dia com…

25 de novembro de 2024

Aberto período de renovação de matrículas para alunos veteranos em escolas municipais de JP

A Secretaria de Educação de João Pessoa está com o período de renovação de matrículas…

25 de novembro de 2024

Veneziano e Nilda Gondim participam de inauguração de ala SUS na FAP

Senadores reafirmaram compromisso de apoio e destinação de emendas à instituição. O Hospital da Fundação…

25 de novembro de 2024