Em CG, Operação Carro-Pipa distribui mais de 1,6 milhão de litros de água em junho

PUBLICIDADE

O coordenador da Defesa Civil de Campina Grande, Ruiter Sansão, informa que, apesar das últimas chuvas registradas no Estado superarem a média histórica em alguns municípios, em outros ainda é registrado um déficit hídrico. Por conta dessa escassez em algumas áreas, a Operação Carro-Pipa continua com a distribuição de água potável em Campina Grande. Neste mês as cisternas coletivas, assentamentos, escolas e as unidades do Programa de Saúde da Família (PSFs) vão receber 1 milhão 660 mil litros de água.

A Operação Carro-Pipa (OCP) é um programa realizado por meio da parceria entre os Ministérios da Defesa e do Desenvolvimento Regional, que não sofre descontinuidade, cabendo à Defesa Civil e Vigilância Sanitária dos municípios coordenarem os serviços de coleta, transporte e distribuição de água potável.

É comum regiões da Paraíba terem chuvas mal distribuídas. “Existe a necessidade emergencial que não pode ser deixada de lado. Mas é preciso investir cada vez mais em perfuração de poços, instalação de dessalinizadores e de adutoras que distribuam água com mais eficiência”, destaca o coordenador da Defesa Civil de Campina Grande, Ruiter Sansão.

O abastecimento das cisternas é feito de segunda à sexta-feira, nos turnos da manhã e tarde. Neste mês a distribuição de água começou no dia 1º e se estenderá até o dia 30 de junho e vai beneficiar 3.059 pessoas.

Para atender ao abastecimento das 100 cisternas coletivas, cadastradas pela Defesa Civil, são necessários 166 carros-pipa. A Defesa Civil e a Vigilância Sanitária garantem a qualidade da água distribuída para a população rural de Campina Grande.

Diariamente, representantes do 31º BIMtz, da Defesa Civil e da Vigilância Sanitária acompanham a distribuição de água. São observados todos os protocolos de higienização de mangueiras e dos veículos e uso de EPIs por parte dos pipeiros.

Ruiter Sansão destaca a importância da fiscalização, por parte da população, com sugestões e denúncias no caso de irregularidades, que devem ser encaminhadas através do (83) 99645.2330.

 

Codecom/PMCG

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Sport e Ceará estão de volta à primeira divisão do Brasileiro; NE pode ter 5 representantes em 2025

O Nordeste mais forte na elite do futebol brasileiro. O Ceará e o Sport serão…

25 de novembro de 2024

Acidente com ônibus em ribanceira deixa ao menos 17 mortos em Alagoas

Tragédia na estrada. Um acidente grave ocorrido na tarde de ontem, domingo, (24/11), na cidade…

25 de novembro de 2024

Inicia hoje os pagamentos do benefício Pé-de-Meia; veja o cronograma

Os pagamentos da próxima parcela do benefício Pé-de-Meia, no valor de R$ 200, começam hoje…

25 de novembro de 2024

Mulher denuncia homem por suspeita de envenenamento na cidade de Bayeux

Foi registrado ontem (24), na 6ª Delegacia Distrital, em Santa Rita, uma tentativa de envenenamento.…

25 de novembro de 2024

Veículo com sete ocupantes tomba, deixa feridos e paralisa trecho da BR-230 na PB

Um acidente do tipo tombamento foi registrado por volta das 17h de ontem (24) na…

25 de novembro de 2024

Fim da escala 6X1: Especialista paraibano avalia prejuízos da PEC para o setor produtivo: “Estamos competindo com o mundo”

A polêmica em torno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim…

25 de novembro de 2024