Em JP, Ministério da Justiça orienta Guarda Civil sobre abordagens à população em vulnerabilidade

PUBLICIDADE

Agentes da Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa participam, durante todo o dia desta quarta-feira (10), de oficina sobre formas de abordagens voltadas às populações vulnerabilizadas, com foco nas demandas relacionadas ao uso de substâncias. O evento, que faz parte de uma programação nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), contempla João Pessoa e mais nove cidades do Brasil.

Foto: Roberto Mendes / Secom-JP

Segundo o secretário de Segurança Urbana e Cidadania de João Pessoa (Semusb), Dudu Soares, esse primeiro momento da programação é para apresentação do projeto e troca de experiência do que é vivenciado em cada cidade pelas equipes da Guarda, “com o objetivo de mapear estratégias de construção de intersetorialidade entre Guardas Municipais e os Sistemas Únicos de Saúde (SUS) e de Assistência Social (SUAS)”.

Ele relata que, além da apresentação dos Projetos GENTE – No centro da política sobre drogas – e GENTE – Escutando Ruas, a programação aborda questões sobre acolhimento, dinâmica para a atividade e promove rodada de grupos para debates de questões específicas vivenciadas em campo. “Depois, em outro momento, é que acontecerá a segunda etapa que é o curso de capacitação desses servidores”, ressalta o secretário.

Foto: Roberto Mendes / Secom-JP

Dudu Soares disse que considera fundamental a iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), através das Secretarias Nacionais de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad) e de Segurança Pública (Senasp), e pela Fiocruz, em parceria com a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Semusb, para reforçar a qualificação do trabalho exercido pela corporação. “São pessoas que estão no dia a dia atendendo ao público e quanto mais capacitação receberem melhor para o exercício da profissão, de forma que fique cada vez mais humanizada”, destacou.

Conforme explicou, o ciclo de 10 oficinas está acontecendo em diferentes estados para a construção do curso das guardas municipais. A primeira oficina foi em Niterói, seguido por Natal e agora João Pessoa. Na Capital paraibana o encontro acontece no auditório executivo do Centro Universitário Uniesp, na BR-230, em Cabedelo, desde as 9h e vai até as 16h30, com a participação do titular da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania e de 20 agentes.

Depois de João Pessoa, a programação seguirá para Aparecida de Goiânia, Foz do Iguaçu, Campo Grande, Contagem, Manaus, Belém e Petrolina. O programa do curso prevê atividades presenciais e on-line, com a meta de formação de 90 mil agentes de segurança em todo o Brasil.

 

Secom-JP

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa lidera destinos turísticos para 2025: momento é de acolher e não de afastar visitantes

A empresa de viagens online Booking divulgou esta semana sua previsão para o turismo mundial…

23 de novembro de 2024

Lucas Ribeiro inaugura Aeroclube Governador José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou neste sábado (23) da inauguração do novo Aeroclube…

23 de novembro de 2024

Após diálogo com ministros de Lula, Veneziano tranquiliza gestores da Paraíba sobre continuidade de carros-pipa

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…

23 de novembro de 2024

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…

23 de novembro de 2024

Polícia Militar já apreendeu mais de 150 armas de fogo em Cabedelo em 2024

A Polícia Militar apreendeu mais uma arma de fogo na região de Cabedelo, na grande…

23 de novembro de 2024

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

A partir deste domingo (24), os Jogos da Juventude João Pessoa 2024 iniciam uma nova…

23 de novembro de 2024