Em JP, Ministério da Justiça orienta Guarda Civil sobre abordagens à população em vulnerabilidade

PUBLICIDADE

Agentes da Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa participam, durante todo o dia desta quarta-feira (10), de oficina sobre formas de abordagens voltadas às populações vulnerabilizadas, com foco nas demandas relacionadas ao uso de substâncias. O evento, que faz parte de uma programação nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), contempla João Pessoa e mais nove cidades do Brasil.

Foto: Roberto Mendes / Secom-JP

Segundo o secretário de Segurança Urbana e Cidadania de João Pessoa (Semusb), Dudu Soares, esse primeiro momento da programação é para apresentação do projeto e troca de experiência do que é vivenciado em cada cidade pelas equipes da Guarda, “com o objetivo de mapear estratégias de construção de intersetorialidade entre Guardas Municipais e os Sistemas Únicos de Saúde (SUS) e de Assistência Social (SUAS)”.

Ele relata que, além da apresentação dos Projetos GENTE – No centro da política sobre drogas – e GENTE – Escutando Ruas, a programação aborda questões sobre acolhimento, dinâmica para a atividade e promove rodada de grupos para debates de questões específicas vivenciadas em campo. “Depois, em outro momento, é que acontecerá a segunda etapa que é o curso de capacitação desses servidores”, ressalta o secretário.

Foto: Roberto Mendes / Secom-JP

Dudu Soares disse que considera fundamental a iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), através das Secretarias Nacionais de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad) e de Segurança Pública (Senasp), e pela Fiocruz, em parceria com a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Semusb, para reforçar a qualificação do trabalho exercido pela corporação. “São pessoas que estão no dia a dia atendendo ao público e quanto mais capacitação receberem melhor para o exercício da profissão, de forma que fique cada vez mais humanizada”, destacou.

Conforme explicou, o ciclo de 10 oficinas está acontecendo em diferentes estados para a construção do curso das guardas municipais. A primeira oficina foi em Niterói, seguido por Natal e agora João Pessoa. Na Capital paraibana o encontro acontece no auditório executivo do Centro Universitário Uniesp, na BR-230, em Cabedelo, desde as 9h e vai até as 16h30, com a participação do titular da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania e de 20 agentes.

Depois de João Pessoa, a programação seguirá para Aparecida de Goiânia, Foz do Iguaçu, Campo Grande, Contagem, Manaus, Belém e Petrolina. O programa do curso prevê atividades presenciais e on-line, com a meta de formação de 90 mil agentes de segurança em todo o Brasil.

 

Secom-JP

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Conversas expostas pela PF indicam “promiscuidade” e “dívida” de Raíssa Lacerda com traficantes

As investigações da Polícia Federal (PF), no âmbito da Operação Território Livre, apontam para o…

19 de setembro de 2024

Nesta sexta e sábado: PB Agora/Datavox divulga pesquisas com números exclusivos das corridas eleitorais em Belém e Aroeiras

O portal PB Agora, em parceria com o instituto Datavox, divulgará nesta sexta-feira (20) e…

19 de setembro de 2024

Hugo Motta amplia articulações com ministros do governo Lula na disputa pela presidência da Câmara

O líder do Republicanos na Câmara dos Deputados, Hugo Motta (PB), tem intensificado articulações com…

19 de setembro de 2024

Com seca histórica, nível de hidrelétricas segue em queda no Brasil

Falta de chuva, queimadas e ondas de calor. Com seca histórica, o nível de hidrelétricas…

19 de setembro de 2024

Anna Carla Lopes comemora votação histórica para vaga de desembargador no TJPB

A advogada Anna Carla Lopes, eleita como a mais votada na lista sêxtupla para a…

19 de setembro de 2024

Produção de camarão na Paraíba cresce 13,8% em 2023, atingindo recorde histórico

A produção de camarão na Paraíba registrou um crescimento significativo de 13,8% em 2023, atingindo…

19 de setembro de 2024