Em nota conjunta, API e Amidi se solidarizam com jornalistas processados em Campina Grande

PUBLICIDADE

A Associação Paraibana de Imprensa (API) e a Associação de Mídia Digital (Amidi) emitiram uma nota conjunta manifestando solidariedade aos jornalistas Geovanne Santos e Milton Figueiredo. Ambos estão enfrentando processos judiciais movidos pela direção da Superintendência de Transporte e Trânsito de Campina Grande (STTP) após questionarem a atuação do órgão na aplicação de multas de trânsito.

As associações, representadas pelos respectivos presidentes, Marcos Weric e Heron Cid, enfatizaram que a crítica à atuação de órgãos públicos é um direito legítimo no Estado Democrático de Direito. Em vez de responder com transparência e dados técnicos, a STTP optou por ações judiciais e um pedido liminar para remover imediatamente o conteúdo. Isso levanta preocupações sobre possíveis intimidações e censura.

As associações conclamaram os órgãos e gestores públicos a adotarem posturas democráticas e transparentes, permitindo que o jornalismo desempenhe seu papel fundamental na fiscalização do poder público e na disseminação de informações para uma sociedade bem informada. A solidariedade da API e Amidi aos jornalistas Santos e Figueiredo enfatiza seu compromisso em defender os princípios democráticos e os direitos essenciais da imprensa.

Confira a nota:

Associação Paraibana de Imprensa (API)

Associação de Mídia Digital (Amidi)

Nota conjunta

A Associação Paraibana de Imprensa (API) e Associação de Mídia Digital (Amidi) manifestam pública solidariedade aos jornalistas Geovanne Santos e Milton Figueiredo, alvos de processos judiciais movidos pela direção da Superintendência de Transporte e Trânsito de Campina Grande (STTP).

No exercício de suas funções, os dois profissionais questionaram a atuação do referido órgão na aplicação de multas, crítica normal e legítima no Estado Democrático de Direito. O que poderia e deveria ser esclarecido com dados e explicações técnicas, deveres do serviço público, foi correspondido com ação judiciais e pedido liminar de remoção imediata de conteúdo, um flerte descabido com intimidação e censura.

A API e Amidi repudiam toda e qualquer iniciativa intimidatória ou restrição de liberdade ao exercício da atividade jornalística, conclamando órgãos e gestores públicos a substituir a tentação de medidas autoritárias por posturas democráticas de diálogo, espírito público e exercício do contraditório.

Marcos Weric
Presidente da API

Heron Cid
Presidente da Amidi

PUBLICIDADE

Últimas notícias

IFPB abre vagas de estágio em diversas áreas; inscrições vão até 22 de outubro

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) anunciou a abertura de um processo seletivo para a…

18 de outubro de 2024

2º turno: Marcelo Queiroga promete manter programas sociais e Cícero Lucena garante investir no setor cultural de João Pessoa

A disputa pela prefeitura de João Pessoa, segue acirrada. Os dois candidatos que disputam o…

17 de outubro de 2024

Cícero detona proposta de segregação de candidato do PL à PMJP e defende inclusão de autistas nas escolas da Capital 

O candidato à reeleição para a Prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), em entrevista…

17 de outubro de 2024

Presidente do MDB de JP endossa neutralidade da legenda no 2º turno, em João Pessoa

Em entrevista nesta quinta-feira (17), o presidente do MDB em João Pessoa e vereador reeleito,…

17 de outubro de 2024

Enivaldo Ribeiro anuncia reunião com deputados do PP para harmonizar relação com João: “O que vale é daqui pra frente”

O presidente estadual do Progressistas (PP), Enivaldo Ribeiro, em entrevista nesta quinta-feira (17), sinalizou que…

17 de outubro de 2024

Setor imobiliário da Paraíba estima queda de 35% nas vendas com novas regras de financiamento da Caixa

A Caixa Econômica Federal anunciou mudanças no financiamento imobiliário com recursos do Sistema Brasileiro de…

17 de outubro de 2024