A Paraíba o tempo todo  |

Em nota, UFPB esclarece desabamento na antiga Academia de Comércio e destaca esforços para reestruturação

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) emitiu uma nota de esclarecimento em relação ao desabamento parcial do teto do prédio da antiga Academia de Comércio Epitácio Pessoa, de sua propriedade, ocorrido nesta quinta-feira (07) no centro de João Pessoa. A instituição ressalta que, até o momento, não recebeu notificação da Defesa Civil da capital com recomendações decorrentes do incidente.

A UFPB destaca que, por medidas preventivas, a construção estava desocupada no momento do desabamento, garantindo que não houve feridos. A situação contrasta com o período anterior, quando o prédio era ocupado por uma entidade privada, que utilizava a parte térrea como escola e mantinha o primeiro andar interditado.

O histórico do prédio envolve uma decisão judicial do Superior Tribunal de Justiça, em maio deste ano, que reconheceu a propriedade como legítima da UFPB. Apesar de uma apelação da entidade privada, a Universidade solicitou a desocupação do local, que foi entregue com a estrutura quase totalmente comprometida.

A nota esclarece que a UFPB tem buscado esforços para reestruturar o prédio desde que assumiu a propriedade. No entanto, a falta de recursos orçamentários disponíveis no presente ano tem limitado esses esforços. Como alternativa, a instituição procura discutir com a comunidade acadêmica a ocupação do espaço com atividades de empreendedorismo e culturais. A proposta inicial é restaurar a edificação por blocos, ocupando-a de maneira responsável e propositiva.

O reitor Valdiney V. Gouveia destaca o comprometimento da UFPB com a preservação e revitalização do prédio, ressaltando a importância de envolver a comunidade acadêmica nesse processo. O esforço da universidade em manter um diálogo aberto e buscar soluções viáveis para a reestruturação do espaço demonstra o compromisso institucional com a preservação do patrimônio histórico e cultural.

VEJA A NOTA NA ÍNTEGRA AQUI

 

PB Agora

 

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe