Em seu centenário, Parque Arruda Câmara é reconhecido pela Unesco como referência em preservação

PUBLICIDADE

O Parque Zoobotânico Arruda Câmara já está marcado na mente de todo pessoense quando o assunto é natureza. Desde a manhã desta sexta-feira (11), no entanto, a Bica, como é popularmente chamado o espaço, passou a ser também uma referência mundial na área. Isso aconteceu pelo reconhecimento da Unesco, que concedeu ao Parque o título de Posto Avançado da Reserva Biosfera da Mata Atlântica (PARBMA). O diploma foi entregue ao prefeito Cícero Lucena e ao vice-prefeito Leo Bezerra durante solenidade no local.

“Esse é o reconhecimento do trabalho de quem cuida deste Parque para que seja local de lazer, acolhimento e aprendizado. A Bica tem o poder de despertar em cada um o entendimento do quanto é importante preservar a natureza. Compartilho esse título com quem cuida da Bica e esperamos poder replicar experiências como esta na cidade”, destacou o prefeito Cícero Lucena.

Quando uma instituição recebe o título PARBMA ela passa a ser reconhecida como um local onde são desenvolvidos projetos de preservação e recuperação do bioma Mata Atlântica, que envolvam pesquisa e educação ambiental. Com o título, o Parque Arruda Câmara conquista o reconhecimento de que possui um conjunto de ecossistemas terrestres, remanescentes de Mata Atlântica, que contribui para a conservação da biodiversidade, pesquisa e promoção do desenvolvimento
sustentável e educação ambiental.

A presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Mary Sorage, explicou que os postos avançados são vitrines. “É uma honra reconhecer o trabalho que vem sendo feito aqui. Hoje a Bica alcança patamar de destaque e responsabilidade. Este título traz consigo o compromisso de se fazer mais e melhor e não temos dúvida de que isso vai acontecer aqui, pois percebemos o amor da equipe por este espaço”, afirmou.

O secretário municipal do Meio Ambiente, Wellison Silveira, aproveitou para ressaltar o trabalho dos profissionais da Bica.  “Este é o único espaço da Paraíba reconhecido e isso se deve ao trabalho realizado aqui. Agora temos não apenas o reconhecimento da população, mas da Unesco”, comemorou.

A solenidade foi encerrada com a participação de crianças do Residencial Nice Oliveira, que ajudaram no plantio de mudas de plantas nativas. Estiveram presentes o conselheiro do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera, Boisbaudran Imperiano, e o vereador Bruno Farias, além do diretor do Parque, Rodrigo Fagundes.

 

Da Redação com Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

ALPB realiza hoje eleição para a mesa diretora com chapa única liderada por Galdino

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realiza, nesta terça-feira (26), a eleição para a mesa…

26 de novembro de 2024

Secitec, UFPB, AMIDI, API e Sindjor anunciam Simpósio Nacional sobre Mídia, Inteligência Artificial e Desinformação no sábado

Confirmado: a articulação em torno do Laboratório ALUMIA- como referência de checagem de informação está…

26 de novembro de 2024

PC prende irmãos suspeitos de agredirem mulher grávida com pedaço de madeira

Dois irmãos foram presos suspeitos de agredirem uma mulher grávida com um pedaço de madeira,…

26 de novembro de 2024

Cícero quer unidade e que maioria da base apoie a reeleição de Dinho na CMJP: “A Câmara vai continuar parceira”

Em entrevista na noite de ontem (25), ao programa 60 Minutos, do Sistema Arapuan de…

26 de novembro de 2024

Operação policial no bairro do Rangel tem como objetivo apreensão de armas e drogas

Uma operação da Polícia Militar foi realizada recentemente no bairro do Rangel, em João Pessoa.…

26 de novembro de 2024

Veja quais foram as cidades da PB que a justiça determinou redução de contratados

Por meio de decisão o Juízo da 2ª Vara Mista de Itaporanga determinou que os…

26 de novembro de 2024