Categorias: Paraíba

Emater incentiva produção de hortaliças sem agrotóxicos no Sertão do Estado

PUBLICIDADE

Com assessoramento técnico da Emater Paraíba, o agricultor familiar Joceli Pereira da Silva (Birá), da comunidade rural do Jacú, em Cajazeirinhas, no Sertão paraibano, cultiva hortaliças em sistema protegido com tela de sombreamento, livres de agrotóxicos, faz uso de adubação orgânica (esterco de ovinos) e combate pragas e doenças com inseticidas naturais à base de nim, alho e pimenta, o que significa mais saúde para o consumidor final.

 

Depois que o extensionista Zildo Vicente Leite visitou o agricultor, que cultiva apenas coentro e cebolinha, ele passou a diversificar sua produção com novas culturas como alface, couve, repolho, pimenta, quiabo, jerimum, melancia, tomate, pimentão, beterraba e cenoura.

 

“Deste então, a Emater local está presente em sua horta com assessoria técnica para acompanhamento da produção e também na comercialização”, informou o técnico.

 

O agricultor familiar foi cadastrado para fornecer ao PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e está fornecendo para a merenda escolar através do Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar) no município. O excedente da produção ele comercializa na zona urbana e cidades circunvizinhas.

O agricultor utiliza a água na irrigação das hortaliças captada em dois poços amazonas, construídos com a elaboração de um projeto da linha de crédito do Pronaf Semiárido, elaborado pela Unidade Operadora da Emater em Cajazeirinhas, que fica localizada na regional de Pombal.

 

“Estamos trabalhando na conscientização do produtor para mudar o método de irrigação atual (aspersão) para a irrigação localizada (microaspersão e gotejamento). Isso vai gerar uma grande economia de água, uma melhor eficiência do sistema”, explicou o extensionista.

 

Orientado pela Emater Paraíba, o agricultor foi cadastrado no programa Tarifa Verde, que garante reduzir os custos com utilização da energia elétrica. “Isso mostra que é possível produzir alimentos no semiárido, mesmo em plena seca, mas quando se tem a assessoria técnica presente e continuada na realização dos trabalhos na agricultura familiar, o sucesso acontece”, destacou Zildo.



Secom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mais de 20 vereadores manifestam apoio e Dinho consolida caminhada rumo à reeleição na Mesa Diretora da CMJP

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve reunido nesta segunda-feira (25)…

25 de novembro de 2024

Família de vítima anuncia recompensa de mil dólares para quem localizar Fernando Cunha Lima, foragido por abusos sexuais

Nesta segunda-feira (25), a família de uma das possíveis vítimas do pediatra Fernando Cunha Lima, …

25 de novembro de 2024

Líder do governo na ALPB, Chico Mendes confirma permanência de Dr. Eduardo na base e contabiliza até 25 deputados no grupo

O deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),…

25 de novembro de 2024

Fique em Dia com a Cagepa: negociação de débitos entra na última semana

Mais de 50 mil clientes já negociaram seus débitos na campanha Fique em Dia com…

25 de novembro de 2024

Aberto período de renovação de matrículas para alunos veteranos em escolas municipais de JP

A Secretaria de Educação de João Pessoa está com o período de renovação de matrículas…

25 de novembro de 2024

Veneziano e Nilda Gondim participam de inauguração de ala SUS na FAP

Senadores reafirmaram compromisso de apoio e destinação de emendas à instituição. O Hospital da Fundação…

25 de novembro de 2024