Exposições fotográficas de ações trabalhadas no âmbito de segurança alimentar e de pirâmide alimentar saudável, exibição do vídeo “Muito além do peso” e degustação de sucos saudáveis. Estas ações marcam, nesta quinta- feira (16), na sede central do escritório estadual da Emater Paraiba, localizada na estrada de Cabedelo, as comemorações do Dia Mundial da Alimentação.
Por todo o dia, quem visitar o espaço terá a oportunidade de tirar dúvidas sobre alimentação saudável e cultivo isentos de agrotóxicos, atividade executada pela Extensão Rural em todo o Estado, cujo objetivo é melhorar os níveis de nutrição da população. Os trabalhos, sob coordenação da assessora estadual em Segurança Alimentar e Nutricional Jacileide Andrade Vieira, têm apoio do Núcleo de Extensão Social da Emater (Nueso), chefiado pela extensionista social Eliezia Paulino da Silva.
O Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) executa ações de segurança alimentar e nutricional, transição agroecológica e geração de renda junto ao agricultor familiar, fomentando a sustentabilidade e a construção de sistemas alimentares saudáveis. Dentre algumas atividades destacam-se os Quintais Produtivos com o cultivo agroecológicos de hortas diversas, frutíferas, plantas medicinais, criação de pequenos animais e diversificação da produção, além de boas práticas em transformação de alimentos, acesso a água de qualidade e políticas públicas como o Pnae e PAA e feiras de agricultura familiar.
Para o presidente da Emater Paraíba, Geovanni Medeiros Costa, o sistema alimentar sustentável vai desde o plantio até a mesa, buscando produzir alimentos saudáveis de forma a garantir as necessidades nutricionais da população enquanto protege e garante as necessidades das gerações futuras.
Secom-PB