A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) está apoiando a Superintendência Estadual da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos na implantação da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) com o serviço de coleta seletiva. A equipe da Divisão de Educação Ambiental da Emlur participou, nesta sexta-feira (6), da cerimônia de implantação da A3P, dando orientações aos colaboradores sobre como fazer a separação de resíduos recicláveis.
Conforme a diretora de Educação Ambiental da Emlur, Kênia Chaves, a coleta seletiva iniciou em fase de testes ainda em maio, sendo oficializada com a cerimônia da implantação da A3P nos Correios da Paraíba. “Apresentamos aos colaboradores sobre como separar os resíduos entre secos, que são os recicláveis, e úmidos, que são os materiais orgânicos e os rejeitos”, afirmou.
Além da palestra, a Emlur levou os integrantes da Divisão de Arte e Cultura para passar a mensagem de sustentabilidade de outras formas. O grupo de percussão Baticumlata apresentou canções autorais sobre a coleta seletiva. O Baticumlata chama a atenção do público por produzir música a partir de materiais reaproveitados, como carcaça de máquina de lavar, cilindro de gás de ar condicionado, bombonas de tambores de metais e de plástico, cano de PCV, garrafa PET e caixa de papel.
O grupo teatral da Emlur, Arte do Riso, também participou do evento com encenação sobre a temática. Já a equipe de artesãos expôs algumas peças produzidas com materiais de papel, plástico e metal, como bonecas, utensílios domésticos e até casinhas para pets.
Conforme a chefe de Gabinete da Superintendência dos Correios na Paraíba, Vera Balint, a coleta seletiva é uma das temáticas da A3P que inclui redução de consumo de papel, água, energia elétrica e combustível, por exemplo. Apenas no mês de julho, foram coletados nos Correios 260 quilos de papel, 133 quilos de plástico e 7 quilos de metal. A coleta é realizada por uma das associações de catadores apoiadas pela Emlur, a Ascare-JP.
Coleta seletiva – As associações fazem a coleta seletiva em empresas e órgãos públicos, além dos condomínios residenciais e casas. De acordo com a Lei Estadual nº 10.041/2013, a coleta seletiva de resíduos deve ser feita em todas as edificações residenciais com mais de três pavimentos.
A população pode solicitar adesão à coleta seletiva pelos telefones 3213-4237 e 3213-4238 ou aplicativo João Pessoa na Palma da Mão. Outra opção é pelo site da Prefeitura de João Pessoa, na plataforma Prefeitura Conectada, no endereço https://joaopessoa.1doc.com.
A3P – A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva estimular as instituições públicas do país a implementarem práticas de sustentabilidade. O programa se destina às instituições públicas das três esferas (federal, estadual e municipal) e dos três poderes da República (executivo, legislativo e judiciário). É uma agenda de adesão voluntária que possibilita à instituição parceira promover a preservação do meio ambiente, ao mesmo tempo em que otimiza a utilização dos recursos públicos.
O programa está estruturado em seis eixos temáticos: uso racional dos recursos naturais e bens públicos; gestão de resíduos gerados; qualidade de vida no ambiente de trabalho; sensibilização e capacitação dos servidores; compras públicas sustentáveis; e construções sustentáveis.