Emlur coleta resíduos para evitar pontos de alagamentos na Capital por descarte irregular

PUBLICIDADE

O descarte irregular de resíduos nas ruas pode causar muitos prejuízos à população. O ato é ilícito e punível com multa e pode acarretar danos ao meio ambiente e obstruir a passagem de água das chuvas, causando pontos de alagamentos pela cidade. A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) faz a coleta de diversos tipos de resíduos sólidos diariamente e tem uma equipe específica que recolhe materiais que podem entupir galerias e canais.

O superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, destaca a realização da coleta de resíduos sólidos domiciliares em toda a cidade, regularmente. Além disso, também há a coleta de entulho e de resíduos de podas em todos os bairros. “Ainda temos papeleiras e contentores instalados por toda João Pessoa. Então, não há razão para o descarte irregular de resíduos nas vias públicas”.

A equipe aquática da Emlur retira vegetação que cresce nos canais e recolhe os resíduos. Nesta semana, os agentes estão na comunidade Santa Clara, no Castelo Branco. O monitor da equipe aquática, Joseilton da Silva, explica que os resíduos encontrados variam conforme as regiões da cidade.

“Estamos limpando os canais da comunidade e encontramos os mais diversos tipos de materiais, como telefone celular, restos de computador, grades, cadeiras, lona e até os rejeitos dos vasos sanitários. Anteriormente, estávamos trabalhando no canal do Parque Parahyba III e lá havia muito material descartável de plástico e isopor, além de fios”, comenta Joseilton da Silva.

Ele ressalta que as ações de limpeza urbana evitam a criação de pontos de alagamento na comunidade. “Quando chover e se tiver muitos resíduos por onde a água deveria escoar, ela vai ficar retida, podendo alagar e até servir como foco de criação do mosquito da dengue”.

Conduta irregular – O descarte de resíduos sólidos nas ruas e terrenos públicos ou privados é um ato ilícito e punível com multa, conforme o Código de Posturas do Município de João Pessoa (Lei Complementar nº 7/ 1995). A multa é de 400 unidades fiscais de referência (Ufir), o que corresponde à quantia de R$ 18.400.

Materiais eletrônicos e móveis são recolhidos pela Emlur por meio do “Cata-Treco”. O serviço é feito por meio de agendamento. Ainda com relação aos eletrônicos, é possível descartar na sede da Emlur, na Avenida Minas Gerais, n° 177.

Denuncie – A população pode solicitar a realização dos serviços de coleta de resíduos e denunciar a conduta de descarte irregular. O contato com a Emlur é por meio dos telefones 3218 -7644, 3214 -7660 e 3214-7659. Outra possibilidade é pelo programa Prefeitura Conectada, por meio do link https://joaopessoa.1doc.com.br/b.php?pg=wp/wp&itd=10

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mais de 20 vereadores manifestam apoio e Dinho consolida caminhada rumo à reeleição na Mesa Diretora da CMJP

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve reunido nesta segunda-feira (25)…

25 de novembro de 2024

Família de vítima anuncia recompensa de mil dólares para quem localizar Fernando Cunha Lima, foragido por abusos sexuais

Nesta segunda-feira (25), a família de uma das possíveis vítimas do pediatra Fernando Cunha Lima, …

25 de novembro de 2024

Líder do governo na ALPB, Chico Mendes confirma permanência de Dr. Eduardo na base e contabiliza até 25 deputados no grupo

O deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),…

25 de novembro de 2024

Fique em Dia com a Cagepa: negociação de débitos entra na última semana

Mais de 50 mil clientes já negociaram seus débitos na campanha Fique em Dia com…

25 de novembro de 2024

Aberto período de renovação de matrículas para alunos veteranos em escolas municipais de JP

A Secretaria de Educação de João Pessoa está com o período de renovação de matrículas…

25 de novembro de 2024

Veneziano e Nilda Gondim participam de inauguração de ala SUS na FAP

Senadores reafirmaram compromisso de apoio e destinação de emendas à instituição. O Hospital da Fundação…

25 de novembro de 2024