Emlur faz rodas de conversa para debater prevenção ao suicídio e cuidado com a saúde mental

PUBLICIDADE

Em alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) realizou, nesta terça-feira (10), atividades da campanha Setembro Amarelo. A equipe de Psicologia da Emlur realizou rodas de conversa com os servidores para debater o tema e chamar a atenção para o cuidado com a saúde mental e o desenvolvimento da sensibilidade para ajudar quem demonstra comportamento de sofrimento psíquico.

A coordenadora do setor de Psicologia, Adriana Guedes, reforçou a importância da empatia, em casa e no ambiente de trabalho, para ajudar quem precisa de apoio. “Muitas pessoas têm vergonha de pedir ajuda, mas a falta de tratamento agrava a situação, podendo levar as pessoas a desistir das atividades do cotidiano e das prazerosas, gerando até mesmo ideação suicida”, apontou.

A equipe da Divisão de Arte e Cultura (Diac) montou um mural alusivo à campanha e instalou plaquinhas por todo o prédio com frases motivacionais, a exemplo de: “viva a vida”, “você não está só” e “você tem muito valor”. O grupo musical da Emlur, Baticumlata, mudou seu repertório para entoar temas sobre a valorização da vida. Já o grupo de teatro, Arte do Riso, preparou um esquete especial para a campanha.

A servidora Mônica Amorim destacou a importância de a Emlur abordar o tema. Segundo ela, um grande problema é o estigma sobre quem sofre de depressão e chega a tentar o suicídio. “Quem comete esse ato, nem imagina a dor que vai causar aos seus entes amados. Com o suicídio, não vai apenas uma vida, vai também a dos familiares. Por isso, é importante estar bem informado e falar sobre o tema”, comenta.

Outra colaboradora, Josenilda Alves, destacou a necessidade de não criticar quem está em sofrimento emocional. “Só quem passa por uma depressão sabe como é o problema, algo que também impacta os familiares. É preciso ter em mente de que todos somos importantes, independentemente de raça, religião ou situação financeira”.

O superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, ressaltou o cuidado constante com a saúde mental dos servidores. “Temos um olhar humanizado sobre nossos colaboradores. Disponibilizamos um atendimento permanente de psicologia para os servidores e seus parentes de primeiro grau. Nosso objetivo é evitar que aconteçam situações extremas”, pontuou.

 

PUBLICIDADE
AddThis Website Tools

Últimas notícias

João Azevêdo lança ciclo 2025 das audiências do Orçamento Democrático; confira calendário

O governador João Azevêdo lançou, nesta terça-feira (22), em solenidade no Espaço Cultural José Lins…

22 de abril de 2025

Semana Santa: Operação da PRF registra 1.198 feridos e mais de 80 mortes nas estradas em todo o país

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou, durante os cinco dias da Operação Semana Santa e…

22 de abril de 2025

Na CMJP, mais dois vereadores criticam venda de mando de campo pelo Botafogo-PB contra o Flamengo

Durante sessão ordinária realizada nesta terça-feira na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), os vereadores…

22 de abril de 2025

Delegado de Polícia Federal, o pós-doutor Derly Pereira Brasileiro, tomará posse na Academia Paraibana de Letras Jurídicas (APLJ)

24 de abril de 2025, 18h, no auditório da Superintendência da Polícia Federal em João…

22 de abril de 2025

“Acho que a deputada Cida Ramos será uma grande presidenta do nosso partido”, defende Jackson Macedo

O atual presidente do Partido dos Trabalhadores na Paraíba, Jackson Macedo, defendeu publicamente o nome…

22 de abril de 2025

Vovó do tráfico é presa em flagrante na cidade de Pocinhos

A Polícia Civil da Paraíba, por meio do Grupo Tático Especial de Homicídios (GTE) da…

22 de abril de 2025