Diante da situação crítica de contaminação pela Covid-19 em João Pessoa fez com que a Autarquia Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) reforçasse as orientações orientações no descarte de resíduos da coleta domiciliar no intuito de proteger a todos e controlar os fatores de risco para prevenir a disseminação da doença, principalmente aos agentes de limpeza.
De acordo com a Emlur, tanto os lixos domiciliares quanto os provenientes de empresas e estabelecimentos comerciais devem ser descartados nas lixeiras com o cuidado necessário para que os agentes de limpeza e ainda os catadores de recicláveis não possam se contaminar.
“Estamos reforçando a orientação sobre o armazenamento e o descarte seguro de resíduos domiciliares para contribuirmos com as ações da gestão pública na luta para conter a pandemia em nossa cidade, levando em conta que os materiais usados por pacientes isolados podem acabar contaminando outras pessoas, a exemplo de nossos agentes que trabalham com a coleta de resíduos domiciliares”, declarou o superintendente da Emlur, Ricardo Veloso.
Segundo ele, os agentes de limpeza, recebem equipamentos de proteção individual (EPIs) – máscara e luvas e estão seguindo o distanciamento social, higienização das mãos e objetos, além do uso do álcool gel diariamente, porém o cuidado deve iniciar já desde o descarte.
Confira a maneira correta de descarte de lixo por pessoas contaminadas:
– Utilize dois sacos para descartar materiais como luvas e máscaras;
– Evite acumular grande quantidade de lixo em uma só embalagem;
– Observe o horário da coleta e coloque o lixo a disposição cerca de uma hora antes para que os sacos não fiquem expostos por muito tempo;
– Amarre uma fita vermelha no saco que contenha material contaminado;
– O descarte deve ser feito por alguém que não esteja contaminado;
– Agulhas e seringas devem ser entregues em Unidades de Saúde da Família (USF);
Homecare ou nos Serviços de – Atenção Domiciliar-SAD. (Esse material deve ser desinfectado com álcool 70).
PB Agora