Categorias: Paraíba

Empreendedores do Centro Comercial do Varadouro recebem capacitação

PUBLICIDADE

Comerciantes que trabalham no Centro de Comércio e Serviços do Varadouro participaram de uma capacitação que integra a programação da Semana do Microempreendedor Individual (MEI). A iniciativa foi promovida nesta terça (11) pelo Sebrae,  em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Secretaria do Trabalho, Produção e Renda (Setrab) e da Frente Parlamentar do Empreendedorismo da Assembleia Legislativa (ALPB).

O evento proporcionou aos permissionários do espaço a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre o registro profissional de microempreendedor individual (MEI), bem como as vantagens dessa formalização para os trabalhadores e crescimento de seus respectivos negócios. Presidiram a mesa de abertura do encontro o secretário de Desenvolvimento Urbano, Fábio Carneiro e o secretário executivo Ubaldo Pequeno, o presidente da Frente Parlamentar de Empreendedorismo, o deputado Eduardo Carneiro, o secretário executivo de Trabalho Produção e Renda, João Bosco e o gerente comercial do Sebrae PB, Franco Fred.

Para o presidente da Frente Parlamentar de Empreendedorismo, o deputado Eduardo Carneiro, essa parceria entre a Prefeitura, o Sebrae e a Assembleia potencializa o apoio ao crescimento econômico da Capital, bem como reforça o suporte à categoria que foi diretamente atingida pela pandemia. “Concordamos com a visão que o prefeito Cícero Lucena tem de socorrer esses comerciantes diante de um momento atípico que vivemos no mundo. Nós, da Frente Parlamentar, ficamos muito felizes com essa união de poderes, Executivo e Legislativo, fazendo a diferença para a população da nossa cidade. Será o primeiro de muitos eventos que realizaremos em parceria para trazer orientação para essas pessoas, de maneira itinerante e democrática”, reforçou o deputado.

“A gente iniciou um novo ciclo esse ano, com o Sebrae e a Prefeitura, e hoje iniciamos esse caminho com a Sedurb e a Setrab para capacitação dos trabalhadores dos mercados e shoppings populares, que tanto contribuem com a nossa economia. É de extrema importância levar conhecimento para a categoria e essa parceria vai proporcionar um grande avanço para esses segmentos econômicos. Onde tem empreendedor, tem desenvolvimento e queremos caminhar junto de vocês para auxiliá-los no desenvolvimento de seus negócios. Não é apenas formalizar, queremos ajudá-los a gerenciar esses empreendimentos”, reforçou Franco Fred, gerente comercial do Sebrae.

A Setrab elogiou o esforço coletivo da Prefeitura para potencializar as atividades econômicas na cidade. “Traremos novos acontecimentos para a cidade, em parceria com a Sedurb, nos mercados, nos shoppings, nas feiras, nas praças. Temos programas importantes para a população e vamos levar esse conhecimento trabalhando em conjunto com as demais Secretarias. A Prefeitura estará diuturnamente dando oportunidade para pessoas que querem empreender”, reforçou o secretário executivo.

O secretário da Sedurb, Fábio Carneiro, lembrou o trabalho que vem sendo realizado pela pasta junto a esses profissionais para mudar a realidade da categoria. “Temos a visão de que o empreendedorismo é muito importante para a nossa economia. Esses permissionários representam muito para nossa cidade e foram diretamente afetados pelos impactos da pandemia. Desde o início do ano temos atuado com nossas equipes nos shoppings populares e mercados, fazendo não só um trabalho de recadastramento e ordenamento, mas também de cunho social. Ouvindo a categoria e trabalhando para melhorar o convívio dela nesses espaços”, reforçou.

Os permissionários do local ficaram felizes com a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o MEI. Arnaldo Coelho é comerciante no antigo do espaço e agradeceu o trato diferente com os trabalhadores. “Estamos agradecidos por essa oportunidade de discutir a melhoria desse shopping. Sofremos muito antigamente sem esse contato, era muito distante a conversa, para resolver nossos problemas, mas estamos percebendo que agora vai ser diferente e agradecemos por isso”, destacou.

Expansão – A capacitação também vai ocorrer em outros shoppings populares e também nos mercados públicos. Por meio de parceria com a Casa do Empreendedor, vinculada a Setrab, a Sedurb elaborou um cronograma para contemplar todos esses locais. A Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf) deverá ser o próximo espaço.

“Essa capacitação proporciona a essas pessoas o conhecimento sobre a formalização do MEI. E é bacana porque muito têm interesse em saber mais, a gente consegue ajudar essas pessoas com essas orientações, que muitas vezes por falta de tempo eles não teriam como buscar. Vamos expandir esse calendário para os demais espaços, a Cecaf deverá ser o próximo, mas lá já faremos algo voltado mais pro marketing digital, pelo perfil dos trabalhadores. Isso que é bacana, conforme cada local, com essa sintonia entre as Secretarias, a gente consegue elaborar um projeto específico de qualificação”, reforçou Manuela Lyra de Albuquerque, coordenadora da Casa do Empreendedor

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Sport e Ceará estão de volta à primeira divisão do Brasileiro; NE pode ter 5 representantes em 2025

O Nordeste mais forte na elite do futebol brasileiro. O Ceará e o Sport serão…

25 de novembro de 2024

Acidente com ônibus em ribanceira deixa ao menos 17 mortos em Alagoas

Tragédia na estrada. Um acidente grave ocorrido na tarde de ontem, domingo, (24/11), na cidade…

25 de novembro de 2024

Inicia hoje os pagamentos do benefício Pé-de-Meia; veja o cronograma

Os pagamentos da próxima parcela do benefício Pé-de-Meia, no valor de R$ 200, começam hoje…

25 de novembro de 2024

Mulher denuncia homem por suspeita de envenenamento na cidade de Bayeux

Foi registrado ontem (24), na 6ª Delegacia Distrital, em Santa Rita, uma tentativa de envenenamento.…

25 de novembro de 2024

Veículo com sete ocupantes tomba, deixa feridos e paralisa trecho da BR-230 na PB

Um acidente do tipo tombamento foi registrado por volta das 17h de ontem (24) na…

25 de novembro de 2024

Fim da escala 6X1: Especialista paraibano avalia prejuízos da PEC para o setor produtivo: “Estamos competindo com o mundo”

A polêmica em torno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim…

25 de novembro de 2024