Equipamento queimado por queda de energia? ANEEL garante ressarcimento em até 20 dias

PUBLICIDADE

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) garante aos consumidores o direito de serem ressarcidos por danos em equipamentos causados por problemas na rede elétrica. A Resolução Normativa 1.000 da ANEEL estabelece um processo simples e acessível para solicitar o ressarcimento.

Como solicitar o ressarcimento

  • Canais: O pedido pode ser feito por telefone, presencialmente ou pela internet, sem necessidade de deslocamento, a menos que o consumidor prefira ir até uma unidade de atendimento da Energisa.
  • Prazo: O consumidor tem até cinco anos para solicitar o ressarcimento.
  • Documentos: É necessário apresentar a identificação da unidade consumidora, data e hora do incidente, descrição do problema, marca, modelo e comprovante de compra do equipamento. Se a solicitação for feita até 90 dias após o dano, a nota fiscal do equipamento não é necessária.
  • Equipamento consertado: Caso o equipamento tenha sido consertado antes do pedido de ressarcimento, o consumidor precisa apresentar dois orçamentos, um laudo técnico e a nota fiscal do conserto. É importante ressaltar que o conserto do equipamento antes do pedido de ressarcimento é permitido, desde que sejam seguidas todas as orientações da distribuidora.

Prazo para o ressarcimento

  • A distribuidora tem até 20 dias após a resposta positiva para realizar o ressarcimento.

Mais informações:

Em caso de dificuldades

Se o consumidor encontrar qualquer dificuldade para solicitar o ressarcimento, ele pode buscar ajuda no Procon Estadual da Paraíba. O órgão oferece atendimento via WhatsApp, telefone e site.

Importante

  • A resolução garante o ressarcimento de equipamentos danificados por problemas na rede elétrica, como quedas de energia, picos de voltagem e curto-circuitos.
  • A Energisa é responsável por abrir um processo para cada pedido, fornecendo um número de protocolo e informações sobre prazos e procedimentos.

Direitos do consumidor

É importante lembrar que o consumidor tem direito a um serviço de energia elétrica de qualidade. Caso a qualidade do serviço não seja satisfatória, o consumidor pode reclamar na ANEEL ou no Procon.

ANEEL: https://www.gov.br/aneel/pt-br

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa lidera destinos turísticos para 2025: momento é de acolher e não de afastar visitantes

A empresa de viagens online Booking divulgou esta semana sua previsão para o turismo mundial…

23 de novembro de 2024

Lucas Ribeiro inaugura Aeroclube Governador José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou neste sábado (23) da inauguração do novo Aeroclube…

23 de novembro de 2024

Após diálogo com ministros de Lula, Veneziano tranquiliza gestores da Paraíba sobre continuidade de carros-pipa

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…

23 de novembro de 2024

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…

23 de novembro de 2024

Polícia Militar já apreendeu mais de 150 armas de fogo em Cabedelo em 2024

A Polícia Militar apreendeu mais uma arma de fogo na região de Cabedelo, na grande…

23 de novembro de 2024

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

A partir deste domingo (24), os Jogos da Juventude João Pessoa 2024 iniciam uma nova…

23 de novembro de 2024