Categorias: Paraíba

Escola reformada por reeducandos no semiaberto é entregue

PUBLICIDADE

O Governo do Estado entregou nesta sexta-feira (19), às 9h, a reforma da Escola Estadual João Caetano, localizada no bairro Jardim Aeroporto,em Bayeux, na região metropolitana da Capital. O trabalho de recuperação do estabelecimento de ensino foi realizado por reeducandos do regime semiaberto, graças ao projeto “Construindo a Liberdade”, que é resultado de uma parceria entre as Secretarias de Estado da Educação (SEE) e da Administração Penitenciária (Seap).

O secretário da Seap, Wagner Dorta, explicou a importância do projeto para a ressocialização. “Esse projeto é extremamente importante para a Seap, pois um dos caminhos para a ressocialização de apenados é esse, retribuindo com uma nova chance de vida, através do trabalho, a quem cometeu uma infração penal, reintegrando-os à sociedade”, disse.

Durante a solenidade, o secretário executivo Agamenon Vieira agradeceu o engajamento de agentes para o sucesso do projeto. “Quero citar aqui João Paulo e Pedro Gama, agentes penitenciários, que são os organizadores desta turma de reeducandos, que reformaram esta unidade educacional. Eu acredito que este trabalho de ressocialização é importante principalmente para esses reeducandos. Parabenizo também a todos os professores, gestores e estudantes desta escola”, comentou.

Durante um mês e meio, cinco reeducandos do regime semiaberto da Penitenciária de Segurança Média Juiz Hitler Cantalice, em João Pessoa, realizaram o trabalho de pintura, capinação e limpeza da escola. Todos receberam remuneração, equivalente a um salário mínimo, de acordo com o serviço que prestaram. Eles também tiveram o direito à remissão da pena (três dias de trabalho para um dia de redução).

Direção da escola elogia reforma – A diretora da Escola Estadual João Caetano, Elizete da Silva Lopes, disse que aquelas pessoas que têm compromisso com a escola estão hoje satisfeitas com a reinauguração. “Agradeço a todos os participantes deste projeto, em especial aos secretários Wagner Dorta e Agamenon Vieira, a Ziza Maia, gerente de Ressocialização, além de João Paulo, que é diretor da Penitenciária Média de João Pessoa”, disse.

A coordenadora estadual da Educação em Prisões, Eliane Aquino, representou a Secretaria de Educação durante a solenidade. Ela destacou que a parceria com a Seap deu certo e parabenizou secretários e colaboradores. Segundo Eliane, atualmente existem 42 escolas dentro das unidades prisionais, com 2003 alunos do ensino fundamental, médio, Projovem e Pronatec.

Quem também se pronunciou durante a entrega da reforma foi a gerente de Ressocialização, Ziza Maia. “O motivo de estarmos aqui são os alunos desta escola, para proporcionarmos um local melhor para eles estudarem. O maior exemplo de superação são os reeducandos que trabalharam nesta reforma escolar, com dedicação e empenho”.

Reeducando agradece oportunidade – Um dos cinco reeducandos que trabalharam na reforma foi Emanoel Alves, 47. Ele disse que o mais importante é dar sua contribuição para a sociedade, por meio do serviço de recuperação do estabelecimento de ensino, ajudando futuros homens e mulheres. “Minha mão de obra vai servir para várias pessoas. O mais importante é o trabalho que eu fiz e não importa se sabem quem foi que fez” falou.

 

Secom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Receita revoga ato normativo que previa fiscalização do Pix

Diante da onda de fake news em torno da modernização da fiscalização do Pix, a Receita Federal…

16 de janeiro de 2025

Gabinete de Israel deve votar acordo em Gaza nesta quinta-feira 

O gabinete israelense deve votar nesta quinta-feira (16) sobre a aprovação do acordo de cessar-fogo…

16 de janeiro de 2025

Lula assina lei de regulamentação da reforma tributária nesta quinta 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve sancionar nesta quinta-feira (16), com vetos, o principal…

16 de janeiro de 2025

Prefeito Bruno anuncia Fábio Thoma como secretário de Assistência Social de Campina e Rodolfo Rodrigues como executivo

O prefeito de Campina Grande Bruno Cunha Lima anunciou, na tarde de ontem, 15, mais…

16 de janeiro de 2025

Presidente do PT/PB comenta decisão do Governo Federal de revogar ato sobre fiscalização do PIX: “É para se evitar o pior”

O governo federal decidiu revogar a instrução normativa da Receita Federal que ampliava as normas…

16 de janeiro de 2025

Deficiente visual é morto a tiros no bairro de Varadouro em João Pessoa

 Mais um homicídio foi registrado nesta semana, em João Pessoa, mais precisamente na tarde de…

16 de janeiro de 2025