Especialista comenta desenvolvimento de ferramenta que dirá a hora certa de iniciar as plantações; PB sofre com estiagem

PUBLICIDADE

O Dia Mundial da Água, foi comemorado no dia 22 de março, trazendo uma boa notícia para os agricultores paraibanos, onde segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) em parceria com o Projeto Cooperar, foi anunciado que está na fase final de elaboração a ferramenta (Sistema Estadual de Informações de Riscos Agrohidroclimáticos -Seira) que ajudará a escolher a hora certa de iniciar as plantações e as melhores culturas de plantio para cada região, com previsão de entrega até o final de julho. Mas nem tudo são flores, a Paraíba apresentou, no mês passado, 79% do seu território em situação de seca, de acordo com dados do Monitor de Secas da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

Segundo o diretor-presidente da Aesa, Porfírio Catão Cartaxo Loureiro, o Seira permitirá que o agricultor programe semeaduras e colheitas com mais segurança. “Teremos 96 estações meteorológicas automáticas monitorando o tempo e o clima em toda a Paraíba. Neste momento já temos 80 em pleno funcionamento e as outras 16 estão na fase de verificação e calibração do sistema. Os paraibanos terão todas as informações na palma da mão, pois os dados ficarão disponíveis em aplicativos para os sistemas Android, IOS e também no site da Aesa”, afirmou Porfírio. O Seira é desenvolvido com recursos do Governo do Estado, em parceria com o Banco Mundial.

Seca na PB – Apesar de ainda registrar 79% do seu território em situação de seca, houve uma redução no comparativo com janeiro, quando o fenômeno alcançou 83% do estado. As chuvas registradas em fevereiro, porém, mudaram o cenário visto no primeiro mês do ano, quando a situação em parte do estado era de “seca grave”. As precipitações também reduziram as áreas que apresentaram um estágio de “seca moderada”, que passou de 61% para 20%. A condição de fevereiro é a melhor na Paraíba desde setembro de 2023.

O Monitor das Secas identificou que, entre janeiro e fevereiro de 2024, o Nordeste teve uma redução da área total com seca e passou de 92% para 83%. Segundo o relatório da ANA, esta é a menor área com seca no Nordeste desde agosto de 2023, quando o fenômeno foi registrado em 72% da região. A situação está mais preocupante em Sergipe, onde a área de seca está em 100% do território. No entanto, devido às chuvas acima da média, houve redução da seca moderada, que passou de 59% para 19%. Segundo o relatório, os impactos são de curto prazo. Outros dois estados também apresentaram índices elevados na região. A área com seca da Bahia reduziu de 99% para 91%.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Com câmeras inteligentes, Prefeitura de SP avança no combate ao tráfico; ao PB Agora, secretário detalha projeto

Inaugurado em fevereiro deste ano, o sistema de vigilância por câmeras inteligentes na cidade de…

25 de novembro de 2024

Polícia Civil prende três líderes de facções criminosas em JP durante operação nacional contra orcrins

A Polícia Civil da Paraíba realizou uma operação nesta segunda-feira (25), que resultou na prisão…

25 de novembro de 2024

Governador João Azevêdo projeta normalização da operação carro-pipa na Paraíba ainda nesta semana

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), anunciou nesta segunda-feira (25) que a operação carro-pipa…

25 de novembro de 2024

Haddad assegura reforço orçamentário para retomada da operação carro-pipa na Paraíba

A retomada da Operação Carro-Pipa na Paraíba, que enfrenta uma paralisação devido a questões orçamentárias,…

25 de novembro de 2024

Chapa única liderada por Galdino deve ser eleita nova Mesa Diretora da ALPB nesta terça-feira

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizará, nesta terça-feira (26), a eleição da mesa diretora…

25 de novembro de 2024

Governador anuncia calendário de pagamento de salários e abono natalino para servidores estaduais

O governador João Azevêdo (PSB) anunciou, nesta segunda-feira (25), o calendário de pagamento dos servidores…

25 de novembro de 2024