Engenheira ambiental e pesquisadora da Univesidade Estadual da Paraíba (UEPB), a professora Veruska Brasileiro,classificou como grotesco o ato de se transferir água do rio São Francisco que chega ao rio Paraíba, através de um Termo de Cooperação entre Paraíba e Pernambuco, para servir também para a indústria têxtil, em especial o jeans, no polo de confecções do estado vizinho.
Em entrevista a Radio Campina FM, ela ressaltou que os empresários do ramo têm que se conscientizar e a lei obrigar as indústrias têxteis a usaram água de reúso nas confecções.
– Pela Legislação brasileira, sabemos que a água tem que atender o setor industrial, no entanto o rio São Francisco tem vários usos. Além do consumo humano, que beneficia mais de 40 milhões, é responsável pela energia produzida no Nordeste. Será que o São Francisco tem condições de atender à demanda industrial, irrigação, consumo humano e produção de energia? Eu sou contra o uso da água para uso industrial, temos outras fontes de água sem estar comprometendo o abastecimento humano – disse ela.
A especialista ressaltou que como a água do São Francisco é considerada nobre, ela não deveria servir para ser utilizada na indústria e que os empresários deveriam ser obrigados a usarem água de reúso e que os mesmos investissem nisso.
– É inadmissível que os órgãos públicos permitam o uso de forma irracional, para fins industriais. Poderia forçar que essa indústria tivesse como prioridade o reúso de água. Os recursos do rio não são infinitos e a região semiárida está cada vez mais carente por água. É uma decisão precipitada, errônea e grotesca, que deveria ser reavaliada. Eu sou a favor de que se leve água para Pernambuco, pois é um bem comum a todos, mas para o uso industrial não, pois compromete futuramente a população – criticou.
Redação
A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…
A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…
Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…
Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…
A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…