A Paraíba o tempo todo  |
PUBLICIDADE

Especialista fala da atual situação hídrica da Região Metropolitana de Patos

Apesar das chuvas do mês de agosto deste ano, três dos quatro reservatórios que abastecem a Região Metropolitana de Patos, no Sertão do Estado, estão com menos da metade do volume de água da sua capacidade total é o que constata dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa).

Ainda segundo os dados da Aesa, o Açude Jatobá I, localizado no município de Patos, está com um volume de 6,23 milhões metros cúbicos, o que correspondendo a 35,62% de sua capacidade. Já a Barragem de Capoeira, localizado no município de Santa Terezinha, apresenta um volume hídrico de 19 milhões de metros cúbicos, ou seja, 35,59% de sua capacidade.

A situação mais crítica, de acordo com os dados da Aesa, é a da Barragem da Farinha, também localizada em Patos, que entrou em estado de alerta devido ao seu baixo volume hídrico. O manancial registra apenas o volume de 3,27 milhões de metros cúbicos, o que representa apenas 12,72% de sua capacidade total. Apesar de esses três mananciais estarem abaixo dos 50% de sua capacidade, o gerente regional das Espinharas, Jonatas Raulino, descarta a possibilidade de escassez de água na região.

Para o gerente, o Açude Estevam Marinho, localizado no município de Coremas está com 382.847.198m³, 51,45% de sua capacidade e pode ajudar no abastecimento de Patos e vários municípios da região. “Queremos deixar a população tranquila, pois não temos o risco de racionamento, nem tampouco de colapso mesmo diante desse período de estiagem que a gente tem. A gente tem uma visão de utilização consciente da água, diante dos quatros mananciais que abastecem a cidade. Por exemplo, tem farinha que está com 12%, então a gente reduziu a captação lá nesse manancial e aumentou em Coremas”, disse Jonatas Raulino.

Veja o volume dos açudes:
http://www.aesa.pb.gov.br/aesa-website/monitoramento/

Da Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe