Categorias: Paraíba

ESQUECIDA: empresa aérea deixa JP fora de rota

PUBLICIDADE

ESQUECIDA: empresa aérea solicita rota ligando as Capitais do Nordeste e deixa JP de fora; mesmo ao anunciar ampliação, Trip despreza Paraíba

 

Certa vez o filhinho de um renomado jornalista da Paraíba, ao assistir um telejornal nacional com seu pai, perguntou se João Pessoa possuía clima. Intrigado com a questão, o comunicador quis saber o porquê de tão estranha indagação. “É que a menina da televisão nunca diz a temperatura daqui”, respondeu inocente a criança.

A sensação que a Paraíba só existe para o resto Brasil por constar no mapa não só maltrata os paraibanos, como é confirmada a cada nova notícia vinculada na imprensa quando trata da região.

Desta vez, o “desprezo” veio “do ar”. Há poucos dias, a empresa aérea Trip solicitou À Anac autorização para voos em dezenas de trechos. Visando expandir sua malha de serviços para o Nordeste (região que possui 4 sedes da Copa do Mundo 2014), planejou a rota ligando Aracajú-SE a Fortaleza-CE, passando por Maceió-AL, Recife-PE, (…) e Natal-RN. Onde foi parar a “sub-sede” João Pessoa?

Para piorar mais a situação, já é esperada outra negativa previsão: dos 100 novos trechos solicitados para operações futuras nenhum deles inclui a capital dos paraibanos.

De quem é a culpa?

Com apenas algumas semanas de atuação, não faz sentido algum cobrar responsabilidades à nova Administração Estadual, mais especificamente à Secretaria de Turismo e de Desenvolvimento Econômico. Por outro lado, não se pode ter a mesma postura com a gestão anterior (que conseguiu apenas a inclusão de João Pessoa na rota da fraca “No AR”, que trabalha com aviões bimotores a hélice e transporta apenas 19 passageiros. “Trepida como em uma estrada esburacada”, revelou um usuário).

Às vésperas de uma Copa do Mundo no país (onde a fantasia que impera é que somos uma sub-sede da competição), até agora o Estado sequer apresentou projeto de reforma ou construção de um novo Estádio na Capital. Ainda olhamos apáticos para o mega evento que se aproxima como se vivêssemos em um sonho, que não precisa de matéria “concreta” para acontecer ou existir.

A questão que fica é: como cobrar que o Brasil (e a Trip) lembre de um lugar que nem mesmo as autoridades competentes tiveram a preocupação de fazê-lo ser lembrado?

A impressão é que somos uma ilha vagando no continente; uma “Atlântida” perdida no prazer íntimo de cada pessoense orgulhoso por ter nascido nesse recanto bonito do Brasil.

 

Luis Alberto Guedes

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mersinho sugere que João Azevêdo decida seu futuro político já em 2025: “Ele tem que tomar essa decisão”

O governador João Azevêdo (PSB) vai ou não candidatar-se ao Senado? Essa talvez seja a…

29 de novembro de 2024

“Galdino está mais do que pronto para 2026”, diz Felipe Leitão ao endossar candidatura ao governo

O deputado estadual Felipe Leitão, que assumirá a vice-presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB)…

29 de novembro de 2024

Rômulo Dantas adere e Dinho passa a contabilizar 23 vereadores no apoio à sua reeleição

O vereador eleito Rômulo Dantas (Mobiliza) anunciou apoio, nesta sexta-feira (29), ao projeto de reeleição…

29 de novembro de 2024

Mersinho revela que seu nome é lembrado para a majoritária em 2026, mas seu foco é reeleição

O deputado federal Mersinho Lucena (PP) revelou, nesta sexta-feira (29), que seu nome tem sido lembrado para…

29 de novembro de 2024

Sedurb cumpre TAC que determina ordenamento do comércio informal na orla da capital, entre outras medidas

A Prefeitura de João Pessoa, em cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado…

29 de novembro de 2024

JP e CG lideram número de casos confirmados de HIV e Aids na Paraíba;

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou, nessa quinta-feira (28), o novo Boletim Epidemiológico…

29 de novembro de 2024