Categorias: Paraíba

Estado e Círculo do Coração discutem saúde materna na PB

PUBLICIDADE

Nesta sexta-feira (31), às 9 horas, a Secretaria de Estado da Saúde, SES, em parceria com a ONG pernambucana Círculo do Coração, promove uma reunião com secretários municipais e saúde e gestores, médicos e enfermeiros obstetras das maternidades; gerentes regionais de saúde; apoiadores da Rede Cegonha nas regiões de saúde e médicos residentes para promover um diálogo sobre a saúde das mulheres da Paraíba, durante a gestação, parto e puerpério, a partir da discussão da mortalidade materna do estado. A reunião “Saúde Materna da PB: Perspectivas e desafios atuais”, será realizada por meio de videoconferência, ao vivo, para as 21 “Salas do Coração”, espalhadas pelo estado.

Durante a reunião, serão promovidas palestras que abordarão os temas: “Discussão da situação atual da morte materna na Paraíba”; “Rede e os serviços voltados à Saúde das Mulheres” e “Atenção aos problemas mais comuns em saúde das mulheres”.

“Durante a conversa, será apresentado o cenário da mortalidade materna, na Paraíba e os principais fatores que levam ao óbito”, disse a técnica da Gerência de Atenção à Saúde, da SES, Shênia Maria.

Segundo a coordenadora Estadual de Saúde da Mulher da SES, Fátima Moraes, será também um momento para apresentar as ações que o governo realiza, no sentido de reduzir a mortalidade materna e também de lançar uma das novidades da Caravana do Coração. Serão incluídos obstetras na equipe multiprofissional, formada por médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, professores e estudantes universitários. A Caravana, que este ano já está na quinta edição, está prevista para julho e vai percorrer vários municípios paraibanos, oferecendo atendimento e exames a crianças com problemas cardíacos.
“A presença do obstetra terá o objetivo de monitorar e acompanhar, de forma mais efetiva, a gestante de alto risco, com o objetivo de diminuir a mortalidade materna na Paraíba”, falou Fátima.

Salas do Coração – São 21 Salas do Coração instaladas nos municípios de João Pessoa, nas Maternidades Cândida Vargas e Frei Damião; no Hospital Edson Ramalho e no Hospital Pediátrico Arlinda Marques; em Campina Grande, no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea), Hospital Escola da FAP e no Clipsi e nos Hospitais Regionais de Cajazeiras, Catolé do Rocha, Pombal, Princesa Isabel, Monteiro, Guarabira e Itabaiana; Hospital Geral de Mamanguape; Hospital Materno Infantil, de Sousa; Hospital Distrital de Itaporanga, Maternidade Peregrino Filho, de Patos; Maternidade de Picuí; Hospital Municipal de Esperança e Hospital das Freiras e Maternidade, de Santa Rita.

As Salas do Coração são espaços físicos adequados para receber o Ecotaxi que é uma mala com todos os equipamentos necessários para fazer ambulatório de cardiologia (máquina de ecocardiografia, estetoscópio, tensiômetros), para os atendimentos ambulatoriais e diagnósticos emergenciais.
Histórico – Entre as ações, desenvolvidas nos últimos anos, com destaque para o período de 2011 a 2016, estão a formação de um grupo de monitoramento da Rede Cegonha; realização de fóruns perinatais e colegiado das maternidades de alto risco; oferta de novos exames para o pré-natal; detectores fetais na atenção básica e melhorias na estrutura das unidades de atendimento, como maternidades.

Além disso, foi implantado o Teste Rápido de Gravidez, onde as mulheres com atraso menstrual realizam o teste nas Unidades de Saúde da Família e têm o resultado imediatamente, iniciando o mais precocemente o pré-natal; foi construído o Hospital e Maternidade de Mamanguape; implantado o Acolhimento e Classificação de Risco em Obstetrícia, em 20% das maternidades do estado; realizadas oficinas para discutir a reestruturação da Rede Materno Infantil no Estado para apoiadores e gerentes das Gerencias Regionais de Saúde e gestores dos serviços especializados e hospitais de gestão estadual. Ainda ocorre reforma de ambiência do serviço de parto e construção da Casa Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP), em diversas maternidades, entre outras ações.

 


Redação com Secom/PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Presidente do PSB na Capital defende ampliação de espaços para sigla na PMJP: “Precisamos sentar com o prefeito”

O presidente municipal do PSB de João Pessoa e atual secretário de Administração do Governo…

31 de outubro de 2024

João considera natural postulação de Adriano Galdino ao Governo do Estado, mas reforça que decisão será tomada em conjunto

Durante entrevista em São Paulo, o governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), avaliou como “natural”…

31 de outubro de 2024

Em SP, João Azevêdo diz que polarização entre extremos não é saudável: “Partidos precisarão rever forma de comunicação”

Durante uma agenda em São Paulo nesta quinta-feira (31), o governador da Paraíba, João Azevêdo…

31 de outubro de 2024

Shows na Orla: confira programação de Natal, Réveillon e Forró Verão

O prefeito Cícero Lucena apresentou, nesta quinta-feira (31), a programação musical e artística do Natal,…

31 de outubro de 2024

João Azevêdo abre espaço para retorno de Johnny Bezerra no Governo

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), em entrevista nesta quinta-feira (31), não descartou a…

31 de outubro de 2024

Operação Enem: Forças de Segurança intensificam ações para aplicações de provas na Paraíba

A Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social da Paraíba reforça o compromisso…

31 de outubro de 2024