A Paraíba o tempo todo  |

Estado realiza obras de esgotamento sanitário no Cidade Verde

Mais de R$ 15 milhões foram investidos, até agora, nas obras de esgotamento sanitário realizadas pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), no Cidade Verde-Mangabeira, em João Pessoa. A obra completa está orçada em R$ 29 milhões, com recursos próprios, e vai beneficiar diretamente mais de 41 mil moradores do bairro.

 

De acordo com o subgerente de Obras do Litoral da Cagepa, o engenheiro Victor Hugo Santos, ao total, serão 61 mil metros de rede coletora e 7.461 ligações domiciliares. Serão construídas duas estações elevatórias.

 

Para o presidente Deusdete Queiroga, o esgotamento sanitário é uma reivindicação antiga da população. “Ali não havia drenagem, pavimentação, nem esgotamento. A Cagepa está realizando as obras de esgotamento e, ao mesmo tempo, a Suplan está executando a drenagem pluvial e pavimentação de várias vias”, disse.

 

Deusdete explica que a obra contempla não apenas o Cidade Verde-Mangabeira, mas toda a área adjacente, incluindo os conjuntos habitacionais que vão até o Centro de Convenções.

 

Etapas – De acordo com o engenheiro da Cagepa, Victor Hugo, a região com obras mais avançadas é a da bacia hidráulica B, que fica localizada nas imediações da Penitenciária de Segurança Máxima de Mangabeira. “Nessa área, a rede já foi implantada, todas as ligações já foram executadas e a empresa está trabalhando na conclusão da estação elevatória”.

 

Já na região das bacias A e C, que vão atender à população que mora próximo à Estação de Tratamento da Cagepa, as obras estão em ritmo acelerado, com a conclusão da rede de esgotos e na fase final de implantação das ligações dos ramais de esgoto. A última bacia, a E (que vai do ponto final de ônibus do Cidade Verde até as imediações do Centro de Convenções), também está com as obras adiantadas.

 

Moradores – A cabeleireira Maria Aparecida Marinho mora em uma das primeiras ruas do Cidade Verde contempladas com o esgotamento sanitário. “Estou muito feliz com a chegada da rede de esgoto para meu bairro, principalmente porque a obra veio junto com a pavimentação. Antigamente aqui a gente sofria com lamaçal na rua e tendo que se preocupar em desentupir as fossas. E eu, que tenho dois filhos, me preocupo com a saúde deles. Não tem coisa melhor que morar em um lugar limpo, com higiene”, comentou.

 

Morador do Cidade Verde há mais de 20 anos, o aposentado Fernando Ferreira ressaltou que além da qualidade de vida, o esgotamento sanitário agrega mais valor aos imóveis do bairro. “Vai ser muito bom, graças a Deus. Ter ligação de esgoto e rua calçada valoriza muito o imóvel”, afirmou.

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe