Estado trabalha junto com a UEPB para pôr em dia progressões salariais de servidores e professores, garante secretário

PUBLICIDADE

O secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, explicou, em entrevista à emissora de rádio de João Pessoa, nesta segunda-feira (13), que o Governo do Estado tem dialogado com a Universidade Estadual da Paraíba e com sindicatos dos servidores e professores com o objetivo de atualizar as progressões salariais dos profissionais da instituição, tendo em vista o atraso existente nos pagamentos advindos de gestões anteriores.

Ele pontuou, no entanto, que a legislação não permitia a progressão dos professores, porém, na gestão do governador João Azevêdo, foram feitas vários negociações com a UEPB e essa progressões vem sendo desbloqueadas.

Na universidade, os professores têm reivindicado o desbloqueio das progressões, que a titulação atual seja considerada e que o aumento salarial seja disponibilizado, além do acréscimo horizontal no salário de 8% a 10% a cada 2 anos, conforme previsto no Plano de Cargos e Carreira da instituição.

“Atualmente, as únicas progressões que faltam ser desbloqueadas são as dos anos de 2022 e 2023. Existe um passivo de retroativo. Uma parte já vem sendo paga, ou seja, a UEPB paga regulamente. No ano passado, pagou menos porque teve o aumento de 10% que foi dado a toda a categoria”, explicou Cláudio Furtado.

OUÇA!

Segundo os docentes, a UEPB estaria com as progressões congeladas e valores atrasados desde 2016, quando o Governo do Estado sancionou a Lei 10.660/2016 sob a justificativa de que medidas estariam sendo adotadas devido a expectativa de queda de receita. O passivo estaria na casa dos R$ 60 milhões.

“Esse é um acordo que é acompanhado de perto pelos sindicatos, tanto dos técnicos administrativos, quanto pelo de professores. E o governo tem feito repasses, via suplementação orçamentária dos duodécimos da UEPB para resolver essas questões. São dívidas de exercícios anteriores. Tem sido um grande trabalho feito em parceria, UEPB com Governo do Estado, para colocar essa questão das progressões em dia”, declarou o secretário.

Nesta quarta-feira (14) pelo menos 28 categorias de servidores estaduais realizam uma mobilizam em frente ao Palácio da Redenção justamente para cobrar o reajuste salarial do funcionalismo.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Tião diz que cumpriu missão na vice-presidência da ALPB e agora quer vaga no TCE

O deputado estadual Tião Gomes (PSB) confirmou, nesta terça-feira (26), que cumpriu sua missão na…

26 de novembro de 2024

EXCLUSIVO: Em meio à disputa de poder com Cb Gilberto no PL, Bruno Roberto descarta saída de Wellington Roberto para o PP

Bruno Roberto, filho do deputado federal e presidente do PL na Paraíba, Wellington Roberto, desmentiu…

26 de novembro de 2024

Reclamações e denúncias contra a Unimed João Pessoa disparam por negativas de exames e cobranças indevidas

O número de reclamações contra a Unimed João Pessoa tem crescido significativamente nos últimos meses,…

26 de novembro de 2024

Eleito vice-presidente da ALPB, Felipe Leitão pede cautela sobre presidência em 2026

O deputado estadual Felipe Leitão (PSD) foi eleito nesta terça-feira (26) vice-presidente da Assembleia Legislativa…

26 de novembro de 2024

Adriano Galdino é reeleito presidente da ALPB para o biênio 2025-2026 por aclamação

Na sessão desta terça-feira (26), a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou a eleição da…

26 de novembro de 2024

Tovar não descarta disputa por vaga na Câmara em 2026, mas reafirma que preferência ainda é de Romero

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) admitiu, nesta terça-feira (26), a possibilidade de disputar…

26 de novembro de 2024