Categorias: Paraíba

Estado vai apoiar a restauração da Fortaleza de Santa Catarina

PUBLICIDADE

 A Fortaleza de Santa Catarina, em Cabedelo, vai ser restaurada pelo Exército Brasileiro com apoio do Governo do Estado e a sociedade civil organizada. O Exército já fez uma limpeza geral recolhendo lixo e mato, e a partir de um projeto executivo vai reconstruir parte da muralha que desabou há algum tempo, restaurar guaritas, calçadas, pátio, instalações elétricas, iluminação interna e externa.

 

Na manhã do sábado (9) o secretário de Estado dos Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevedo, visitou o Forte de Santa Catarina na companhia do general de brigada Carlos Alberto Maciel Teixeira, comandante da Guarnição Federal na Paraíba; do presidente da Fundação Casa de José Américo, Damião Ramos Cavalcanti, e representantes da comunidade de Cabedelo.

 

O secretário João Azevedo disse que o Governo quer ampliar as parcerias com engenheiros da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado da Paraíba (Suplan) e o Exército Brasileiro no sentido de unir forças: “Nós estamos colocando o Estado à disposição para ampliar a participação nesse processo, inclusive na implantação das obras”, destacou. João Azevedo lembrou que o desenvolvimento do turismo inclui também a preservação de monumentos históricos.

 

O general Teixeira afirmou que o Exército está contribuindo para que a sociedade possa recuperar um patrimônio histórico que a pertence. “Vamos continuar à disposição para realizar qualquer trabalho que seja de nosso alcance. A participação do Governo do Estado é importante junto com a comunidade de Cabedelo para que a Fortaleza seja recuperada”.

 

O presidente da Fundação Casa de José Américo, Damião Ramos Cavalcanti, ressaltou que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Estadual (Iphaep) estão trabalhando para que a Fortaleza Santa Cantarina continue contando a história da Paraíba e do Brasil.

 

O diretor do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, Fernando Abath, disse que a UPFB participa de projetos da comunidade de Cabedelo desde 1981 visando formação nas áreas de arte e cultura, colaborando como assessoria cultural de forma voluntária em benefício da Fundação Fortaleza Santa Catarina.

 

O presidente da Fundação Fortaleza Santa Catarina, Osvaldo da Costa Carvalho, um dos defensores do monumento histórico, disse que por muitos anos aquele patrimônio ficou esquecido e agora as diversas ações em parceria vão recuperar o ambiente. Ele acredita que após a restauração da Fortaleza e com a criação de um pólo turístico Cabedelo vai desenvolver seu turismo.

 

Os recursos para restaurar o principal monumento militar barroco na Paraíba virão do Governo Federal por meio da Superintendência do Patrimônio da União (SPU). Tombada aos 24 de maio de 1938, a Fortaleza de Santa Catarina já foi palco de muitos espetáculos teatrais. Atualmente, cerca de 30 mil pessoas visitam o local por ano.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Ex-presidente do Sindjor, Land Seixas é entubado no Hospital Metropolitano; estado de saúde inspira cuidados

O jornalista Land Seixas, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Paraíba (Sindjor) e figura…

20 de janeiro de 2025

Nascem primeiras tartarugas de 2025 na praia do Bessa, em João Pessoa; e associação denuncia descarte inadequado de lixo

Virou berçário. Mais de 70 tartarugas da espécie Eretmochelys imbricata, mais conhecida como Tartaruga-de-pente, nasceram…

20 de janeiro de 2025

Mulher desaparecida em João Pessoa é encontrada após quatro dias

Maria Clara Ventura de Vasconcelos, de 33 anos, foi localizada nesse domingo (19), após passar…

20 de janeiro de 2025

Acidente na BR 230, em Cruz do Espírito Santo, deixa duas pessoas mortas

No início da tarde desta segunda-feira (20), um acidente envolvendo uma motocicleta e um veículo…

20 de janeiro de 2025

Trump: oportunidades e desafios

Primeiramente, que Deus abençoe Trump e sua administração! Independentemente de quão controverso ele é, sua…

20 de janeiro de 2025

Prefeito Cícero anuncia reajuste de 7,5% para professores da Rede Municipal de João Pessoa

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, anunciou nesta segunda-feira (20) um reajuste salarial de…

20 de janeiro de 2025