Categorias: Paraíba

Estados do Nordeste discutem aquicultura como alternativa econômica para a região

PUBLICIDADE

 A aquicultura é o segmento pecuário de maior crescimento nas três últimas décadas no Brasil, conforme dados do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). Para garantir a competitividade e sustentabilidade da atividade, representantes dos nove Estados da região Nordeste estarão reunidos em Maceió (AL), entre os dias 18 e 21 deste mês. O Sebrae Paraíba coordena e irá apresentar durante o evento o projeto Aquinordeste, que faz um trabalho de forma integrada, beneficiando cerca de 3,4 mil aquicultores na região.

 

 

“Apesar da estiagem no Nordeste, a produção aquícola tem apresentado boas perspectivas. Há uma margem de lucro relevante na atividade, o que contribui para o desenvolvimento econômico da região”, afirma o analista do Sebrae Paraíba e gestor do Aquinordeste, Jucieux Palmeira.

 

 

O Congresso Regional, em Maceió, irá reunir produtores, professores, técnicos e estudantes que atuam no segmento, entre os dias 18 e 21. No dia 22 ainda haverá um Dia de Campo, com visitas a Unidade de Produção de alevinos de tilápias, em Cururipe (AL) e a uma empresa na cidade de Piranhas (AL). O Congresso contará com 3 palestras magnas, além da apresentação de estudos, mini cursos, mesas redondas e outras palestras.

 

 

As palestras magnas serão: “A Aquicultura mundial e suas tendências” (Carlos Wurmann, diretor executivo da Award Consultores Internacionais em Aquicultura); “A aquicultura no Brasil e suas tendências” (Felipe Matias, Secretário Executivo da Red de Acuilcutura de las Americas); e “A Aquicultura na luta contra a fome e a pobreza” (Israel Isnir, consultor internacional, Jerusalém, Israel).

 

 

Além deles, o evento ainda contará com mais sete palestrantes: Alessandra Weyandt (pesquisadora na área de Gestão de Qualidade), Alexandre Alter Wainberg (sócio da Primar Aquicultura Orgânica), Camilo Diógenes (presidente da Associação Cearense de Aquicultura), Carlos Frederico Lacerda (sócio-diretor do IM3), Jenner Tavares Bezerra de Menezes (sócio gerente da Biofish Aquicultura), Jucieux Palmeira (gestor do projeto Aquinordeste), Teresa Varon (diretora do Centro de Productividade de Tolima, Colômbia).

 

 

O evento acontecerá no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, e será uma oportunidade para conhecer novas técnicas que estão dando certo no setor aquícola e de trocar experiências com outros produtores e especialistas nacionais e internacionais. Para participar, é preciso inscrever-se previamente pelo site www.sebrae.com.br/alagoas. A programação pode ser conferida em http://sistemas.al.sebrae.com.br/inscricoesOnline/Eventos/eventosPublicidade.

 

Ascom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Perseguição pelas ruas de Mamanguape termina em tiroteio e suspeito ferido e preso pela PRF

Na tarde desta quinta-feira (28), uma operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Mamanguape, litoral…

28 de novembro de 2024

Descontrole nos gastos e populismo

Faz semanas que o mercado está esperando medidas estruturais de corte de gastos. Os números…

28 de novembro de 2024

Teste do pezinho: 15 municípios não têm sequer sala para coleta do exame; MPPB cobra instalação

Quinze municípios paraibanos ainda não possuem sala de coleta para realização da triagem neonatal, popularmente…

28 de novembro de 2024

Procon de CG conta com aplicativo para consumidores registrarem reclamações durante a Black Friday

Neste ano, os consumidores de Campina Grande têm mais um importante canal de comunicação para…

28 de novembro de 2024

Justiça da PB condena Hapvida por negar cirurgia reparadora após bariátrica a beneficiário

A Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) condenou o plano de…

28 de novembro de 2024

Mesmo com candidatura de João ao Senado, Jhony não descarta PSB na disputa pelo Governo em 2026

O ex-candidato a prefeito de Campina Grande, Jhony Bezerra (PSB), demonstrou seu apoio à candidatura…

28 de novembro de 2024