Categorias: Paraíba

Estelizabel fala sobre novo Código Florestal no Dia do Meio Ambiente

PUBLICIDADE

Estelizabel fala sobre novo Código Florestal no Dia do Meio Ambiente

A pré-candidata à Prefeitura de João Pessoa, Estelizabel Bezerra (PSB), falou sobre ‘O novo Código Florestal’, na 4ª edição da Semana do Meio Ambiente, promovido pela UNPBFPB, na noite de terça-feira (5), data que marcou o Dia do Meio Ambiente. Em torno de 400 estudantes de Engenharia Ambiental, professores e visitantes participaram da palestra.

“Como gestora da pasta do Planejamento que fui, sei da importância de manter os códigos florestal, de urbanístico, que ordenam os limites de uso da propriedade e da ocupação do solo, os quais são fundamentais para implementar determinadas ações”, observou sobre o novo Código Florestal, que traz um conjunto de regras sobre a preservação ambiental em propriedades rurais.

Para Estela, o novo Código Florestal vivencia o debate entre ambientalistas que atuam com conceitos que criticam o uso do solo, por exemplo, e os ruralistas, o grupo de produtores afeitos à agricultura e pecuária, os quais necessitam, segundo ela, de parâmetros. “O novo código flexibiliza as leis de preservação ambiental, aproximando-as ainda mais dos interesses ruralistas, entretanto, buscamos equilibre entre as vertentes ambientais para produzir riquezas, sem degradar, o solo, sem desmatar tendo em vista ter áreas suficiente, não necessitando desrespeitar o planeta”, afirmou.

Estela também destacou a respeito de um outro ponto do Código Florestal, que é sobre as bacias uma bacia que considera muito importante, o mais extenso rio urbano da capital paraibana, o Jaguaribe. Ele percorre 21km entre os bairros Esplanada, Cruz das Armas, Varjão, Jaguaribe, Castelo Branco,Manaíra, Tambaú, Bessa e Miramar até desaguar na foz do Rio Paraíba.

“Tanto nas áreas em que ele se estreita, quanto na que o rio se alarga, ele tem sido desrespeitado, sofrendo muito com a descarga de poluentes e lixo, visto que está quase que totalmente dentro de perímetro urbano e muito embora obras de revitalização de seu curso estejam em andamento, a carga de esgotos clandestinos, contudo, continua a ser jogada em seu leito tanto nos bairros populares como nos mais nobres”, citou.

Tolerância – Segundo a socialista, diante do contexto social, a sociedade tem que respeitar as regras e limites, entretanto, sendo mais tolerante. Estamos procurando, buscando ações viáveis, porque existem situações consolidadas, a exemplo da população ribeirinha. “Se não respeitarmos a mata ciliar do rio Jaguaribe não teremos o ar puro para ter a biodiversidade. Sabemos que existe uma população ribeirinha que não pode degradar o rio, mas por outro lado, ela também não pode ser vítima de ações sem um planejamento administrativo coerente”, ressaltou.

 

 

 

Ascom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Doido de Mandacaru:  a surpreendente história do jogador que saiu do orfanato para brilhar no Campeonato Paraibano

Sonhos, dificuldades e realização. Até o início do Campeonato Paraibano deste ano, Josenildo Santos de…

18 de janeiro de 2025

Buscando primeira vitória no Paraibano 2025, Auto Esporte recebe o Botafogo no Almeidão neste sábado

A 3ª rodada do Campeonato Paraibano começa hoje com o clássico Botauto, partida protagonizada pelo…

18 de janeiro de 2025

Politicídio: corrupção política francesa

No livro “Politicídio”, o neerlandês Middelaar discute como intelectuais franceses destruíram o pensamento político após…

18 de janeiro de 2025

Banhistas devem evitar quatro trechos de praias do litoral da Paraíba neste final de semana; saiba quais

Quatro trechos de praias do litoral paraibano foram considerados impróprios para o banho de acordo…

18 de janeiro de 2025

Cagepa coloca João Pessoa como 4º melhor saneamento básico entre capitais do Brasil

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), por meio de seu trabalho e…

18 de janeiro de 2025

Governo da Paraíba decreta desapropriação de terras na Grande João Pessoa para construção da Ponte do Futuro

O Diário Oficial do Estado (DOE) trouxe, na edição deste sábado (18), o decreto do…

18 de janeiro de 2025