Apesar das chuvas já terem começado a cair em diversas regiões da Paraíba, a situação provocada pela extrema estiagem ainda não foi superada. Segundo a Secretaria Estadual de Infraestrutura, até o final da semana o governador Ricardo Coutinho deve decretar situação de emergência em mais 25 municípios do Estado, elevando o total para 195 municípios prejudicados pela seca.
Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), os meses de março e abril foram os mais secos do ano. As regiões mais atingidas são o Sertão, o Cariri e o Curimataú. Das 170 cidades que já decretaram situação de emergência, pelo menos 70 poderão não receber os benefícios pois não apresentaram a documentação necessária para comprovar a necessidade.
Sem o reconhecimento de emergência pelo Governo Federal, os municípios não têm acesso a políticas como a Bolsa Estiagem e o Crédito Agrícola.
Nessa quarta-feira (23), o governador Ricardo Coutinho e os secretários estaduais se reuniram com deputados e representantes da Defesa Civil nacional e estadual para discutir medidas de enfrentamento da seca. Durante a reunião, Coutinho informou que alguns recursos já estão sendo aplicados, mas reconheceu que ainda são insuficientes.
Entre as providências tomadas pelo governo estão a contratação de carros pipa para o abastecimento das cidades e o fornecimento de cestas básicas à população.
Redação com NE10
O Ministério Público da Paraíba (MPPB), por meio do Grupo de Atuação Especial Contra o…
Nos últimos dias, houve uma grande repercussão acerca das novas regras de monitoramento, por parte…
Em mais uma ação de combate à criminalidade, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba…
Na madrugada de hoje (17), foi registrado um assassinato a tiros, no bairro Portal do…
Um acidente de trânsito foi registrado na manhã desta sexta-feira (17) na PB-018, nas proximidades…
Os Correios publicaram nesta sexta-feira, 17, os resultados preliminares das provas objetivas do concurso público…