Categorias: Paraíba

Estudante de Arquitetura da UFPB vence prêmio com projeto de Cinema Escola para o Centro Histórico de JP

PUBLICIDADE

O aluno de Arquitetura da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Manoel Viana venceu o prêmio do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IABSP) na categoria “Projetos de Estudantes”, com a proposta de um Cinema Escola para a Praça Barão de Rio Branco, no Centro Histórico de João Pessoa, a fim de recuperar a vitalidade urbana da região.

“No Centro Histórico de João Pessoa, convivem diversos tempos e variadas maneiras de se enxergar  o papel dos edifícios no contexto da cidade. Durante o dia, a densidade urbana é relativamente alta. Já pela noite a região tende a esvaziar-se e se torna, em grande parte, desabitada”, descreve o estudante.

Nesse sentido, surgiu a proposta de desenvolver um projeto que supra as  necessidades de ócio da população e ofereça uma alternativa ao circuito cultural da cidade. “A ideia é atrair públicos distintos e em vários horários, contribuindo para a vitalidade urbana do local”.

Com 469 metros quadrados e capacidade para receber cerca de 450 pessoas por dia, o Cinema Escola seria equipado com uma sala de exibição, outra para exposições, oficinas de edição, criação e produção, e um café.

Os materiais propostos para construção: concreto, pedra e aço corten, com o intuito de estabelecer um diálogo entre passado, presente e futuro, “distanciando-se de arcaísmos e introduzindo-se na contemporaneidade, algo explícito ainda na estratégia de composição a partir dos vazios e na própria disposição das aberturas da fachada”.

Para Manoel Viana, o principal desafio foi o de harmonizar as arquiteturas neocolonial, colonial e neoclássica presentes no entorno, especialmente a dos prédios da Antiga Casa dos Contos e Residência do Capitão-mor, do Paço Municipal e dos casarios da Rua Duque de Caxias.

“Embora se dialogue com a arquitetura de distintas épocas, houve a intenção de empregar estratégias projetais e uma materialidade (uso de concreto, metal, aço-corten e pedra, juntos) referentes a uma arquitetura contemporânea, sem uma linguagem específica, mas que se ampara na hibridez e na reinterpretação do passado”, argumenta.

O projeto foi concebido durante a disciplina de Projeto III, em 2017, sob a orientação da professora Maria Berthilde Moura Filha. No futuro, deve ser encaminhado à Prefeitura de João Pessoa e ao Governo do Estado para apreciação.

A premiação IABSP tem a finalidade de identificar os avanços e desafios enfrentados na produção da arquitetura e urbanismo contemporâneos nacionais, de modo a reconhecer as propostas engenhosas e significativas, sobretudo aquelas que contribuam, efetivamente, para o desenvolvimento da técnica, do conhecimento e do ambiente construído em diálogo com a natureza, a sociedade, a economia e a cultura.

Clique aqui e confira 

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=279400462658622&id=124818210932214&source=44

Ascom/UFPB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Governador João Azevêdo abre Salão do Artesanato Paraibano na noite desta sexta-feira

O governador João Azevêdo abre nesta sexta-feira (10), às 19h, a 39ª edição do Salão…

10 de janeiro de 2025

Idoso de Sapé morre após veículo que conduzia colidir frontalmente com caminhão na BR-412, em Serra Branca

Na manhã desta sexta-feira (10), um grave acidente na BR-412, no km 97, em Serra…

10 de janeiro de 2025

Operação prende criminosos que invadiam casas de veraneio em Pitimbu, no Litoral Sul da PB

Uma investigação da Polícia Civil da Paraíba (PCPB) desmantelou um esquema criminoso responsável por invadir…

10 de janeiro de 2025

Identificado, motorista que atropelou e matou ciclista na PB-008 não tinha CNH e está foragido

O motorista suspeito de atropelar dois ciclistas na manhã de quinta-feira (9) na PB-008, em…

10 de janeiro de 2025

Após atraso, PMCG realiza pagamento de dezembro de 2024 a servidores da Saúde e prestadores de serviços

No início da tarde desta sexta-feira (10), a Prefeitura Municipal de Campina Grande anunciou que…

10 de janeiro de 2025

Preço mais barato da gasolina está sendo vendido a R$ 5,73 em João Pessoa; saiba onde encontrar

O preço da gasolina comum nos postos de combustíveis da Capital está oscilando entre R$…

10 de janeiro de 2025