Categorias: Paraíba

Estudantes participam do Dia de Mobilização Escolar neste sábado

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT) realiza, neste sábado (14), o Dia de Mobilização Escolar, uma ação que envolve ‘aulões’, oficinas e simulados destinada à preparação dos estudantes da Rede Estadual de Educação para a avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

A avaliação do IDEB é aplicada a cada dois anos e visa acompanhar o desenvolvimento da educação no país. É calculada a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – para as unidades da federação e para o país.

Esses índices servem para gerar informações sobre o desempenho das escolas, produzindo metas a serem atingidas de acordo com cada realidade. Gerar informações sobre a aprendizagem de cada estudante, ajudando o professor a planejar aulas mais adequadas, além de produzir informações sobre os fatores econômicos e culturais que mais influenciam no desempenho dos estudantes.

Dia de Mobilização – A ação acontecerá em todas as escolas da Rede Estadual de Educação da Paraíba e contará com oficinas e ‘aulões’ planejados pelos professores, com o intuito de fortalecer as aprendizagens. Além disso, haverá a realização do Simulado da Rede, que objetiva realizar diagnóstico e motivar os estudantes.

O evento envolve estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, e as turmas de 3º ano do Ensino Médio, e acontecerá nos turnos da manhã e da tarde. Além dos alunos, professores, gestores e formadores escolares também farão parte da mobilização.

De acordo com a secretária de Gestão Pedagógica da SEECT, Giovanna Marques, a mobilização não se restringe a este sábado, e na próxima, no dia 5 de outubro, terá uma novidade. “A mobilização do dia 5 é a penúltima antes dos preparativos finais para o IDEB, que vai acontecer entre 21 de outubro e 1º de novembro. A novidade dessa rodada é que a Secretaria, além de proceder um trabalho diferenciado com as escolas regulares e integrais, também proporcionou um planejamento diferente para as 11 escolas indígenas da 14ª Gerência Regional. Nesse dia, os alunos poderão ter acesso às técnicas de relaxamento e controle da ansiedade, acolhimento, orientações e simulados”, explica a secretária.

 

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Inscrições para 3ª edição da Ultramaratona Aquática encerram próxima quarta-feira

O prazo de inscrição para os competidores que desejam participar da 3ª edição da Ultramaratona…

24 de novembro de 2024

Efraim Filho cobra mobilização da bancada paraibana contra a suspensão do abastecimento de água

Para o senador, decisão do STF sobre orçamento só prejudica. "Água é vida! É inadmissível…

24 de novembro de 2024

João Pessoa lidera destinos turísticos para 2025: momento é de acolher e não de afastar visitantes

A empresa de viagens online Booking divulgou esta semana sua previsão para o turismo mundial…

23 de novembro de 2024

Lucas Ribeiro inaugura Aeroclube Governador José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou neste sábado (23) da inauguração do novo Aeroclube…

23 de novembro de 2024

Após diálogo com ministros de Lula, Veneziano tranquiliza gestores da Paraíba sobre continuidade de carros-pipa

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…

23 de novembro de 2024

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…

23 de novembro de 2024