A comunidade espírita paraibana se reunirá novamente em Campina Grande-PB, para a realização de mais uma edição do tradicional MIEP – Movimento de Integração Espírita na Paraíba, considerado o evento religioso mais antigo e um dos principais realizados na cidade durante o período carnavalesco. O 43º MIEP acontecerá no Colégio Estadual da Prata e a expectativa é de reunir um público estimado em 4 mil participantes durante os quatro dias do feriado de carnaval.
Além da programação tradicional, que consta de palestras, seminários, oficinas, cine debate, sala de entrevistas, o evento trará novidades nesta edição, ampliando para os públicos de várias faixas etárias.
Dentre elas está o 1º MIEP Baby, espaço de evangelização interativa entre pais e crianças de 0 a 3 anos. O Espaço Adolescente foi reformulado tornando-se o MIEP Jovem, apostando nas artes e tecnologias como instrumentos de evangelização mais vibrante, atrativa e integrativa para o público de 13 a 21 anos.
Outras novidades são a ‘Arena Jovem’, cujo tema será apresentado em articulação com um grupo vocal, seguindo o formato de exposição lítero-musical, e a ‘Noite Artística’, com apresentações musicais e de teatro.
Mais uma inovação é o 1º Encontro NEPE – Núcleo de Estudos e Pesquisa do Evangelho, que promoverá discussão aprofundada quanto à importância do hebraico para melhor compreensão da mensagem de Jesus, do português como língua de evangelização e do estudo do Evangelho versículo a versículo.
Além dos participantes das várias cidades do Estado, o MIEP atrai espíritas de diversos municípios de estados circunvizinhos, a exemplo de Pernambuco e Rio Grande do Norte, atraídos pela vasta programação do evento, que se consolidou no cenário espírita brasileiro.
Diferentemente dos demais eventos promovidos em Campina Grande no mesmo período, o MIEP é o único totalmente autossustentável, mantido, em maior parte, pelo valor arrecadado com as inscrições, que podem ser efetuadas nas casas espíritas da cidade, na Banca do Gilson e na Associação Municipal de Espiritismo.
O MIEP acontecerá no período de 6 a 9 de fevereiro de 2016 e terá como tema central: “Brasil, coração do Mundo, Pátria do Evangelho”, título de uma das obras de autoria do jornalista, político e escritor brasileiro Humberto de Campos, pela psicografia de Chico Xavier. A temática será discutida amplamente por vários conferencistas espíritas de renome nacional, numa abordagem não apenas espiritualista, mas também sócio-histórica, dentro da atual conjuntura porque passa o Brasil.
O tema palpitante e a ênfase na promoção da proatividade e protagonismo da infância e juventude são os pontos altos desta edição do evento, assevera Ivanildo Fernandes, presidente da AME-CG e coordenador geral do MIEP.
Para mais informações, falar com Farah Catharine – coordenadora do Departamento de Comunicação da Associação Municipal de Espiritismo de Campina Grande – AME-CG.
Ascom