A Paraíba o tempo todo  |

Ex-prefeito de Balneário Camboriú defende engorda de praias, mas ressalva: “O que foi aplicado lá não se encaixaria aqui”

O ex-prefeito de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, Fabrício Oliveira, destacou nesta terça-feira (21), em entrevista ao programa Arapuan Verdade da Rádio Arapuan FM, a importância da engorda de praias como estratégia de proteção costeira, citando sua experiência à frente do município catarinense.

Fabrício enfatizou que cada cidade possui especificidades ambientais que devem ser consideradas no planejamento desse tipo de intervenção. “Cada local tem sua realidade, seu ecossistema. Não é simplesmente copiar e colar”, afirmou, ao defender que o projeto em Balneário Camboriú foi cuidadosamente elaborado para atender às necessidades locais.

Segundo ele, a engorda de praias desempenha um papel essencial na contenção do avanço da maré, que já comprometia calçadas no município. “Os estudos mostraram que a obra não prejudicaria o ecossistema. Inclusive, recentemente Balneário Camboriú não enfrentou problemas de alagamentos, ao contrário de outras cidades da região”, ressaltou.

Quando questionado sobre a legislação que regula construções na orla de João Pessoa, Fabrício destacou que as diferenças geográficas entre as duas cidades justificam modelos distintos. “O que foi aplicado em Balneário Camboriú não se encaixaria aqui. Cada cidade tem suas particularidades”, pontuou.

O ex-prefeito também abordou os efeitos econômicos do crescimento no fluxo turístico, como a alta nos preços de imóveis e serviços. “O aumento no turismo traz desafios, como o deslocamento de trabalhadores para áreas mais periféricas devido ao custo elevado dos aluguéis. Medidas como incentivo à moradia próxima ao local de trabalho e a implantação do transporte público 100% gratuito, como fizemos, podem minimizar esses problemas e melhorar a qualidade de vida da população”, comentou.

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe