Devido às fortes chuvas que caem em algumas cidades da Paraíba, desde essa quinta-feira, dia 13, muitos vídeos e fotos de transtornos e tragédias que teriam sido causados pela força das águas circulam com mais intensidade nas redes sociais e aplicativos de conversa.
Na manhã desta sexta-feira, dia 14, um vídeo que mostra carros sendo arrastados e lojas sendo inundadas enquanto populares assistem atônitos à toda destruição foi propagado como sendo na cidade de Sapé, na Mata paraibana.
Porém, a reportagem do PB Agora verificou que a história é mais uma fake news.
O vídeo na verdade foi gravado em novembro de 2020 durante uma forte chuva que durou cerca de uma hora e causou grandes estragos na cidade de São Carlos, em São Paulo. De acordo com as informações choveu 138 milímetros durante o intervalo de 1 hora.
O PB Agora ressalta a importância da checagem dos fatos antes do compartilhamento da informação, haja vista as fake news já viraram um problema mundial capaz de afetar pessoas, instituições e gestões públicas.
Hoje em dia é muito simples checar se uma determinada informação é verdadeira, ou não, através da própria internet.
Vale ressaltar ainda que dependendo do conteúdo, da proporção que a informação falsa tomar e das pessoas que ela atinge, os responsáveis por compartilhar a fake podem pagar na Justiça pelo seu ato.
Confira o vídeo com a informação verdadeira:
PB Agora