Categorias: Paraíba

Famílias poderão fazer videochamadas com parentes presos na PB

PUBLICIDADE

Visita Virtual é um dos dois projetos da DPE-PB aprovados em dezembro pelo Governo Federal

Um convênio na ordem de R$ 1,5 milhão assinado pela Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) resultará na implantação de dois projetos dentro do sistema prisional paraibano: Visita Virtual e Acesso Efetivo à Dignidade e à Justiça (Porta de Entrada), ambos apresentados localmente pelas Gerências de Execução Penal e Acompanhamento de Penas Alternativas (Geepapa) e de Articulação nos Estabelecimentos Penais (Goaep) da DPE-PB.

Segundo a defensora pública e gerente da Goaep, Aline Sales, a expectativa é que no segundo semestre de 2020 os projetos estejam em execução. A assinatura eletrônica que formalizou o convênio entre os dois órgãos aconteceu no último dia 27 de dezembro.

Por meio do projeto Visita Virtual, pessoas privadas de liberdade em todos os presídios estaduais e algumas cadeias públicas da Paraíba poderão conversar com familiares e amigos através de videoconferência. A defensora pública Aline Sales explica que muitas vezes, mesmo morando no mesmo Estado, famílias de reeducandos não têm condições econômicas para percorrer longas distâncias e visitar parentes presos em outras cidades. “A ferramenta beneficia os privados de liberdade e suas famílias, fortalecendo os vínculos afetivos”, destacou.

COMO FUNCIONA – Para realizar as visitas, os parentes ou demais interessados devem ir até o Núcleo da DPE mais próximo munidos da documentação necessária para o cadastro da visita social. Depois da aprovação, os encontros virtuais serão agendados e, no dia determinado, o familiar ou amigo irá até o Núcleo da DPE para participar da videochamada com o ente, que estará no estabelecimento prisional.

As visitas virtuais já existem em âmbito Federal desde 2010, por meio de uma parceria entre a Defensoria Pública da União (DPU) e o Departamento Penitenciário Nacional (Depen). A Paraíba foi pioneira em provocar o Depen para implementar o projeto no âmbito estadual.

PORTA DE ENTRADA – Já no projeto “Acesso Efetivo à Dignidade e à Justiça (Porta de Entrada)”, uma equipe da DPE-PB vai traçar um perfil do cidadão privado de liberdade no momento de sua entrada no estabelecimento penal, averiguando quais as necessidades de assistência jurídica, de saúde física e psicológica, entre outras. O projeto é de autoria da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE-MA) e será replicado na Paraíba.

Após o mapeamento, a defensora pública Aline Sales explica que “os encaminhamentos necessários serão feitos de modo que, assim, a Defensoria vai prestar um serviço mais eficiente, pois as demandas chegarão para os defensores públicos com um cenário de necessidades e direitos já traçado”, afirma.

O projeto “Porta de Entrada” será realizado, por enquanto, apenas em João Pessoa e Campina Grande. Na capital, acontecerá na Penitenciaria Desembargador Sílvio Porto, no Centro de Reeducação Feminina Maria Júlia Maranhão e na Penitenciária Desembargador Flósculo da Nóbrega (Róger). Em Campina Grande, a equipe da DPE atenderá na Penitenciária Raymundo Asfora (Serrotão) e na Penitenciária Regional Padrão (Máxima).

INEDITISMO – Em agosto de 2019, a Defensoria Pública do Estado realizou a primeira visita virtual em presídios estaduais da Paraíba. A dona de casa Maria do Socorro, moradora de Patos, teve a oportunidade de ver o filho, preso a 310 km de distância. O pedido foi feito por uma defensora da Comarca de Belém e autorizado pelo Judiciário. Este foi o primeiro contato do jovem com um familiar desde a sua prisão, realizada em dezembro de 2018, na Cadeia de Belém, Agreste do Estado.

 

Assessoria
Defensoria Pública da Paraíba

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Governo e Congresso esperam votar corte de gastos ainda neste ano

As medidas de corte de gastos obrigatórios apresentadas pelo governo federal nesta semana devem ser…

29 de novembro de 2024

Vini Jr, Messi, Rodri e mais oito são indicados ao prêmio The Best

A Fifa divulgou nesta quinta-feira (28) os indicados ao prêmio The Best, que escolhe os…

29 de novembro de 2024

Dólar sobe e chega a R$ 6 pela primeira vez na história

O dólar fechou em alta nesta quinta-feira (28), e renovou o maior valor nominal da…

29 de novembro de 2024

Situação e oposição em Campina Grande já tem seis pré-candidaturas à presidência da Câmara Municipal

A disputa pela formação da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Campina Grande para…

29 de novembro de 2024

Homem é morto a tiros dentro de lava jato no bairro dos Estados, em João Pessoa

Um jovem foi assassinado após um ataque a tiros dentro de um lava lato, na…

29 de novembro de 2024

Ônibus de transporte intermunicipal tomba e deixa feridos na PB-400, entre duas cidades da PB

Diversas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Corpo de Bombeiros…

29 de novembro de 2024