Categorias: Paraíba

Famílias ribeirinhas de Rio Tinto recebem apoio do Governo da Paraíba

PUBLICIDADE

Numa ação apoiada pelo Governo do Estado, com o assessoramento técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), famílias da Ilha de Aritingui, município de Rio Tinto, passaram a acessar as políticas públicas, entre as quais se destaca o Programa Brasil Sem Miséria – PBSM, que possibilitou a melhoria da qualidade de vida e aumento de renda. Também acessaram ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e passaram a comercializar a produção ao Programa de Aquisição de Alimento – PAA.

 

Com a execução do Programa Brasil Sem Miséria no ano de 2012, a Emater cadastrou um grupo de 12 famílias que tinham uma renda per capita de até R$ 70,00 e foram estimuladas a participar das atividades desenvolvidas, apresentando assim um significado aumento da produção e da renda. Destas famílias algumas foram mais receptivas, recebendo e implantando as práticas necessárias em seus projetos objetos dos recursos do PBSM.

 

As famílias agricultoras de Josenilda Gomes da Silva, Adriana Conceição da Silva Freitas, Vânia da Silva Alves e Natanael da Silva Alves, por exemplo, antes exploravam apenas 30% ou menos da área unidade de produção e, depois de assistência técnica e da orientação, passaram a utilizar mais de 70% e, em alguns casos, até a área total de suas terras, com uma maior diversificação das culturas, como abacaxi, maracujá, banana, inhame, milho, feijão, batata doce e hortaliças.

 

“Isso possibilitou a segurança alimentar das mesmas e o excedente da produção vem sendo comercializado através do PAA, em feiras do município de Rio Tinto, tornando bem visível a melhoria da renda e da condição de vida, pois se percebe a aquisição de novos empreendimentos domésticos, a construção de casa, de automóveis – carro e moto”, comentou a assistente social Edenete Freire, do escritório da Emater.

 

Segundo a técnica da Emater, verificou-se também que algumas famílias estão acessando um maior valor de crédito no Pronaf e, com isso, ampliando suas atividades rurais. O assessoramento às famílias é feito pela técnica Eidy Simões, que tem incentivado o plantio agroecológico, o desenvolvimento educativo e sócio econômico, com acompanhamento da coordenadora regional de João Pessoa, Keila Leal.

 

A Ilha de Aritingui é considerada uma comunidade de povos tradicionais (ribeirinhas), e foi reconhecida como tal tendo em vista que as famílias possuem formas próprias de organização social, ocupam e usam território e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas geradas e transmitidas pela tradição.

 
 
 

Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Entidade mobiliza esforços para evitar suspensão total de operação carro-pipa na PB

O presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (FAMUP), George Coelho, anunciou que…

25 de novembro de 2024

Inmet emite aviso para 10 municípios do Sertão com previsão de rajadas de vento de até 60 km/h

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (25), um novo alerta de perigo…

25 de novembro de 2024

Paraíso além de Maceió: descubra os principais destinos alagoanos para o próximo verão

Com a chegada do verão, as praias de Alagoas se tornam um dos destinos mais…

25 de novembro de 2024

A partir de hoje: 70 municípios da PB têm serviços de abastecimento de água por carros-pipa suspensos

A partir desta segunda-feira (25), ao menos 70 municípios da Paraíba terão os serviços de…

25 de novembro de 2024

Nikolas diz que só apoiará Hugo Motta na Câmara em troca de anistia a manifestantes do 8/1

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL) afirmou, na semana passada, que defende que o PL…

25 de novembro de 2024

Líder da oposição na ALPB lamenta baixas na bancada após adesões de dois deputados ao Governo: “É preciso respeitar”

O líder da oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado George Morais (PSB), lamentou,…

25 de novembro de 2024