Categorias: Paraíba

Famup e CNM promovem qualificação sobre Gestão da Saúde

PUBLICIDADE

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), em parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), realiza no dia 23 de outubro, mais uma capacitação de prefeitos e servidores, desta vez sobre Gestão da Saúde nos Municípios. O curso que acontece no Auditório do Hotel Manaíra, Av. Gen. Edson Ramalho – 1131, em João Pessoa, das 8h às 18h e será ministrado pela doutora em Psicologia Social e doutoranda no PPG de Saúde Coletiva da UFSC Carla Albert.

Durante a capacitação do CNM Qualifica, serão abordados temas como Plataforma Êxitos, Panorama da Saúde e Programas e Ações em Saúde da ABS, além da situação do Programa Mais Médicos e do pagamento do Piso dos Agentes Comunitários e de Combate a Endemias. O Uso e manuseio do Datasus e e-Gestor com possíveis arranjos para qualificação da gestão local também serão abordados.

Os participantes também serão orientados sobre Gestão de Pessoas e Financiamento com o tema ‘Qualificação dos Profissionais sem aumento direto de gastos’. A organização do SUS e a Portaria 2436/ 2017: Política de Atenção Básica, além dos tópicos das Políticas de Saúde Mental, Vigilância em Saúde e Assistência Farmacêutica serão reforçadas durante o dia de treinamento.

O Financiamento da Saúde nos Municípios também será um ponto abordado com a atualização dos valores e uso dos recursos; fonte de dados do financiamento Federal em Saúde; tipos de repasses na Saúde,o uso adequado segundo Portarias – LC 141/2012; o uso dos recursos das emendas; a resoluções e NT da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), além da prestação de contas. Os participantes terão orientação ainda sobre os instrumentos de Planejamento e Avaliação da Saúde.

O CNM Qualifica tem o objetivo de promover capacitação em áreas fundamentais para a gestão municipal. A iniciativa é promovida pela Confederação com apoio das entidades municipalistas estaduais e do Instituto Paulo Ziulkoski (IPZ). Os seminários são gratuitos para Municípios filiados à CNM.

Currículo – Carla Albert é doutoranda no PPG de Saúde Coletiva da UFSC. Doutora em Psicologia Social (PPGP/PUCRS), Mestre em Economia do Desenvolvimento (PPGE/PUCRS) e Bacharel em Administração (FARGS/ Estácio de Sá). Assessora técnica de Saúde na Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Professora na Especialização de Saúde Pública na ESP/SES/RS e cursos de extensão. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (CEP/ HCPA/ UFGRS). Coordenadora do Conselho Distrital Centro no Conselho Municipal de Porto Alegre/ RS. Atua e pesquisa no campo da Saúde&Municípios: (a) Planejamento, Descentralização, Financiamento (b) Controle Social; (c) Atenção à Saúde – análise de Redes, Ações e Estratégias Federais; microprocessos de trabalho; (d) Judicialização da Saúde e (e) Análise legislativa.

 

Redação com Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Sport e Ceará estão de volta à primeira divisão do Brasileiro; NE pode ter 5 representantes em 2025

O Nordeste mais forte na elite do futebol brasileiro. O Ceará e o Sport serão…

25 de novembro de 2024

Acidente com ônibus em ribanceira deixa ao menos 17 mortos em Alagoas

Tragédia na estrada. Um acidente grave ocorrido na tarde de ontem, domingo, (24/11), na cidade…

25 de novembro de 2024

Inicia hoje os pagamentos do benefício Pé-de-Meia; veja o cronograma

Os pagamentos da próxima parcela do benefício Pé-de-Meia, no valor de R$ 200, começam hoje…

25 de novembro de 2024

Mulher denuncia homem por suspeita de envenenamento na cidade de Bayeux

Foi registrado ontem (24), na 6ª Delegacia Distrital, em Santa Rita, uma tentativa de envenenamento.…

25 de novembro de 2024

Veículo com sete ocupantes tomba, deixa feridos e paralisa trecho da BR-230 na PB

Um acidente do tipo tombamento foi registrado por volta das 17h de ontem (24) na…

25 de novembro de 2024

Fim da escala 6X1: Especialista paraibano avalia prejuízos da PEC para o setor produtivo: “Estamos competindo com o mundo”

A polêmica em torno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim…

25 de novembro de 2024