Categorias: Paraíba

Feminicídio é tema de audiência pública na Câmara Municipal de Campina Grande

PUBLICIDADE

O número de homicídios contra as mulheres vem aumentando gradativamente nos últimos anos no estado da Paraíba e tem preocupado as autoridades. Esse vai ser o tema de uma audiência pública que será realizada na próxima quinta-feira (22), a partir das 10h, no plenário da Câmara Municipal de Campina Grande. Na ocasião será lançado o aplicado “SOS Mulher”, instrumento prático usado para denúncias de crimes contra a mulher.

A proposta da audiência é da presidente do Legislativo campinense, Ivonete Ludgério (PSD), que ver com preocupação o crescimento da violência contra as mulheres e os casos de feminicídio. “Temos acompanhado essas estatísticas de crimes contra a mulher e isto é algo realmente alarmante. Por isso vamos promover esse debate para saber o que está sendo feito, principalmente pelos setores da segurança pública”, comentou a presidente.

Na Paraíba, apesar de haver redução de outros tipos de crimes, os números de violência contra a mulher crescem a cada ano. Somente no primeiro semestre deste ano de 2019, conforme dados divulgados pela imprensa paraibana, 32 mulheres foram mortas por crimes letais intencionais, em toda Paraíba. Do total, 17 casos estão sendo investigados como feminicídios. O número representa 53% dos assassinatos de mulheres. Essa proporção já é maior do que o mesmo período do ano de 2018.

Durante a audiência será lançado o aplicativo “SOS Mulher”, que é totalmente gratuito e tem como principal objetivo facilitar o caminho para as vítimas denunciar casos de agressões, abusos e outros crimes. Por meio do app, tanto as mulheres quanto outras pessoas podem denunciar de forma anônima. As informações são enviadas diretamente para o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, que fica encarregado de proceder as investigações.

A audiência pretende reunir autoridades da segurança pública, especialistas e estudiosos no assunto. A proposta principal é de elaborar um documento, ao término da audiência, contendo um panorama atual sobre os casos de feminicídio, na cidade de Campina Grande e na Paraíba como um todo, e cobrar possíveis soluções aos setores competentes da segurança pública.

Dirp./CMCG

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Hugo Motta e Lula se reúnem e selam parceria para aprovar pacote de Haddad; paraibano deve liderar articulações na Câmara

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta quinta-feira, 28, com o deputado…

28 de novembro de 2024

DNIT anuncia bloqueio temporário na BR-230 para remanejamento de rede elétrica neste domingo

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes da Paraíba (DNIT-PB) comunicou que dois trechos da…

28 de novembro de 2024

Reforma administrativa: Vereador do PP coloca nome à disposição para pasta da Segurança em JP: “Tenho capacidade”

O vereador reeleito Tarcísio Jardim (PP) manifestou interesse em comandar a Secretaria de Segurança Municipal…

28 de novembro de 2024

Projeto de Veneziano aumenta tempo de banimento de torcedores violentos

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou ontem o projeto de lei que…

28 de novembro de 2024

Menor preço do litro da gasolina chega a R$ 5,73 em João Pessoa

O preço do litro da gasolina comum em João Pessoa oscila entre R$ 5,73 (dinheiro)…

28 de novembro de 2024

Fique em Dia: campanha da Cagepa encerra neste sábado (30) e contabiliza mais de 55 mil negociações

Faltam apenas dois dias para o encerramento da campanha Fique em Dia com a Cagepa,…

28 de novembro de 2024