Fernando Carvalho detona antecessores de Veneziano: A Educação em Campina era um ‘faz de conta’
O vereador campinense Fernando Carvalho (PMDB) afirmou, em recente solenidade da Prefeitura Municipal de Campina Grande, que a Educação na cidade, antes da gestão do atual prefeito Veneziano Vital do Rego (PMDB) era “um verdadeiro faz de conta”. Segundo ele, “os professores acreditavam que podiam ensinar e os pais acreditavam que seus filhos estavam se educando”, disse ele.
De acordo com Carvalho, este fato se dava por conta da forte mídia utilizada pelos prefeitos que antecederam Veneziano. “Quando Veneziano assumiu a Prefeitura ficou surpreso, pois nem ele imaginava que a mídia que tanto era feita em cima da Educação na cidade fosse tão fantasiosa”.
Ele citou alguns exemplos de problemas que, antes, ocorriam nas escolas da cidade, como o de uma creche que funcionava em baixo da marquise do antigo Ginásio César Ribeiro. “Quando a bola batia na arquibancada, parecia que tinham soltado uma bomba dentro da sala onde as crianças estavam”.
Outra escola, segundo Carvalho, “tinha o pé direito menor que a média das casas normais, com telhado Brasilit. E era neste local onde as crianças permaneciam”. Ele também citou uma creche que funcionava no prédio da Sociedade de Amigos do Bairro – SAB do Alto Branco e outra num prédio onde, hoje, funciona o PSF da Avenida Manoel Tavares. “Quem conhece o prédio da SAB do Alto Branco e este outro onde funciona, hoje, o PSF, sabe que, nestes locais, nunca poderia funcionar uma creche”.
Carvalho também lembrou que, no passado, em Campina Grande, houve a instituição de um ‘turno intermediário’ o que, segundo ele, era extremamente maléfico para as crianças. “Era um turno, de apenas duas horas, num horário em que professor nenhum tinha estímulo para lecionar e com o qual estudante não tinha a mínima condição de aprender”.
Hoje, segundo Fernando Carvalho, a situação é diferente. Ele disse que a administração de Veneziano tem investido muito em Educação, com a reforma de 108 escolas e creches. “O retrato da Educação na atualidade pode ser medido pelo anúncio do investimento de R$ 1,4 milhão na construção de uma Creche no distrito de Catolé de Zé Ferreira, nos mesmos padrões da Creche construída no Cinza, que serviu de modelo para o restante do país”.
Do Blog Carlos Magno