Escritor Fernando Morais estará na Paraíba apresentando seu novo livro “Os últimos soldados da Guerra Fria”
Com total apoio da Universidade Estadual da Paraíba, o jornalista e escritor Fernando Morais, autor de conhecidos sucessos literários nacionais, como “Olga” e “Chatô, o Rei do Brasil”, visitará a Paraíba na próxima semana, lançando sua mais nova publicação: “Os últimos soldados da Guerra Fria”, que narra a história de cinco agentes secretos infiltrados por Cuba em organizações de extrema direita dos Estados Unidos.
A primeira apresentação acontecerá no dia 05 de dezembro, às 19h, no auditório da Fundação Casa de José Américo, localizada no bairro do Cabo Branco, em João Pessoa. Na ocasião, ele falará sobre a Revolução Cubana e sobre passagens e aspectos de seu livro e dos personagens reais. Em Campina Grande, o lançamento será feito no dia 06, às 19h, no auditório do Curso de Psicologia da UEPB, instalado no Campus I, em Bodocongó.
Nas duas cidades o evento será gratuito e aberto a todos os interessados. As atividades serão promovidas pela Editora Universitária (EDUEPB), contando com a colaboração do professor Iedo leite Fontes, que conheceu o escritor Fernando Morais em Cuba, enquanto este escrevia seu primeiro livro “A Ilha”, na década de 70.
Estarão presentes no evento a reitora da UEPB, professora Marlene Alves; o representante do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba, Iedo Leite Fontes; e o presidente da Associação Cultural Jose Marti/PB, Antônio Augusto Almeida, que atua na entidade de modo a prestar apoio ao povo cubano e resgatar a história da Revolução Cubana.
Segundo a reitora Marlene Alves, a vinda de Fernando Morais à Paraíba é uma oportunidade ímpar que a UEPB fornece à comunidade de ter acesso a autores importantes e um verdadeiro momento para se trocar experiências fortes sobre gêneros jornalísticos. Além disso, o livro dele traz à tona um resgate de fatos importantes que a história não contou.
Uma entrevista coletiva está programada para o dia 05 de dezembro, às 11h, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PB), situada no Centro, em João Pessoa.
Outras informações, em Campina Grande, podem ser adquiridas através do telefone (83) 9975-1746.
Mais sobre o autor
Fernando Morais começou no jornalismo aos quinze anos, em 1961, na época, trabalhava como office boy na pequena revista de um banco em Belo Horizonte, quando teve a chance de cobrir a ausência do único jornalista da publicação numa entrevista coletiva. Em São Paulo, trabalhou nas redações de Veja, Jornal da Tarde, Folha de São Paulo, TV Cultura e Portal IG. Recebeu três vezes o Prêmio Esso e quatro vezes o Prêmio Abril.
Na área política, foi deputado estadual durante oito anos e Secretário de Cultura (1988-1991) e de Educação (1991-1993) do Estado de São Paulo, nos governos Orestes Quércia e Luiz Antônio Fleury Filho. Seu primeiro sucesso editorial foi o livro A Ilha, no qual relatava uma viagem a Cuba. A partir daí, abandonou a rotina das redações para se dedicar à literatura.
“Os últimos soldados da Guerra Fria”
Tendo como mote a aventura dos espiões cubanos em território americano, “Os últimos soldados da Guerra Fria” revela os procedimentos de uma rede terrorista com sede na Flórida e ramificações na América Central, e que conta com o apoio de membros do Poder Legislativo dos Estados Unidos e com alguma complacência do Executivo e do Judiciário.
O livro é embasado por um apurado jornalismo investigativo, com imparcialidade narrativa e sofisticados recursos literários. Segundo o autor, dando nomes aos personagens, poderia facilmente se tratar de um romance de espionagem.
Conheça a bibliografia:
• A Ilha (1976)
• Olga (lançada em 1985 e reeditada em 1994)
• Chatô, o Rei do Brasil (1994)
• Corações Sujos (2000)
• Cem Quilos de Ouro (2003)
• Na Toca dos Leões (2005)
• Montenegro, as aventuras do Marechal que fez uma revolução nos céus do Brasil (2006) – biografia de Casimiro Montenegro Filho, o Marechal Montenegro.
• O Mago (2008) – biografia do escritor Paulo Coelho.
• Os Últimos Soldados da Guerra Fria (2011).
Ascom