Nos últimos dias, tem havido um aumento no debate sobre a revitalização da Estação Ferroviária Mossoró-Sousa, que foi desativada na década de 80. O Governo do Rio Grande do Norte está buscando um investimento significativo de R$ 921 milhões para reativar esse trecho, que se estende por aproximadamente 350 km.
O objetivo principal é transformar a ferrovia em uma via estratégica para o escoamento de mercadorias e o transporte de passageiros, conectando os estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Ceará, Piauí e Maranhão.
De acordo com informações fornecidas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte (Sedec), a revitalização da ferrovia pode estabelecer uma rota mais eficiente para o transporte de produtos como sal, frutas, petróleo e gás, bem como componentes utilizados na energia eólica, além de promover uma conexão direta com o agronegócio e a pecuária do país.
O trajeto proposto abrangeria cidades como Grossos e Mossoró-RN, Sousa-PB, Missão Velha-CE, Salgueiro-PE e Eliseu Martins-PI, regiões reconhecidas pela sua produção agrícola e pecuária robusta.
Segundo a proposta, ao atingir Sousa-PB, a ferrovia seria direcionada rumo ao sudoeste para alcançar a área próxima a Missão Velha, no Ceará, onde poderia se integrar à Transnordestina, conectando o Porto de Pecém ao cerrado do Piauí. Essa extensão da malha ferroviária poderia alcançar a região conhecida como ‘Matopiba’, composta por territórios de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
No entanto, como ainda está em fase de discussão, não há prazos definidos para o início efetivo da revitalização.
Redação
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