Os ferroviários paraibanos decidiram na manhã desta quarta-feira, 8, encerrar a paralisação que já entrava no seu 13º dia. Em audiência realizada na última terça-feira, no Tribunal Superior do Trabalho (TST), os representantes dos sindicados da categoria acordaram em suspender o movimento e retornar ao trabalho. O ministro Carlos Alberto Reis de Paula, Corregedor-geral da Justiça do Trabalho no exercício da Presidência do TST, propôs que seja aplicado o reajuste de 8,47% para metroviários e ferroviários, em greve desde o dia 26 de junho. O índice corresponde ao reajuste determinado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) no julgamento de dissídio coletivo da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb).
Os representantes da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) presentes à audiência TST concordaram em levar à diretoria da empresa e ao Departamento de Coordenação e Controle das Empresas Estatais (DEST), ligado ao Ministério do Planejamento, a proposta formulada pelo ministro Carlos Alberto Reis de Paula.
Na abertura da audiência, a empresa adiantou que não tinha condições de ir além da última proposta formulada nas três rodadas de negociações mantidas com os sindicatos da categoria, de reajuste de 4% para um acordo coletivo com validade de um ano, ou de 8% para validade de dois anos. Os representantes dos trabalhadores alegaram que estão sem reajuste há dois anos, e que os índices oferecidos sequer cobririam a defasagem calculada em 12% em relação ao INPC.
Diante do impasse em torno das cláusulas econômicas, o ministro Carlos Alberto propôs que a CBTU tente mais uma vez, junto ao DEST, avançar nos índices já apresentados. As partes concordaram, também, em preservar a data-base da categoria e manter as cláusulas sobre as quais já houve consenso, deixando para julgamento no TST, se for o caso, aquelas pendentes entre as partes. A CBTU, finalmente, afirmou que não fará nenhum desconto dos dias parados por enquanto: o pagamento total, parcial ou mesmo o não-pagamento do período de greve será discutido posteriormente.
A audiência prosseguirá na próxima terça-feira, dia 14, a partir das 15h30, quando o acordo poderá ser celebrado entre as partes.
CBTU
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) demonstrou solidariedade ao deputado federal Cabo Gilberto Silva (PL-PB)…
Após ser reeleito por unanimidade e antecipadamente como presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano…
O deputado estadual Júnior Araújo (PSB) afirmou, em entrevista nesta quarta-feira (27), que Adriano Galdino…
Em entrevista nesta quarta-feira (27), o deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos) destacou que a disputa…
Um acidente envolvendo um caminhão-tanque foi registrado na manhã desta quarta-feira (27) na BR-101, no…
O ex-candidato a prefeito de Campina Grande, Jhony Bezerra (PSB), revelou, em entrevista nesta quarta-feira(27),…