Dados também indicam que, em média, 44% das vendas realizadas pelos entrevistados são pagas com cartão
Meio de pagamento bastante utilizado pelos brasileiros, que ganhou ainda mais espaço desde o início da pandemia do coronavírus, o cartão, seja de crédito ou de débito, já faz parte da rotina de vendas de 61% dos pequenos negócios da Paraíba. É o que indica pesquisa realizada pelo Sebrae, que entrevistou 119 empresários do estado, entre microempreendedores individuais (MEI) e donos de microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP).
Conforme os dados da pesquisa, entre os 61% dos entrevistados que já utilizam maquininhas de cartão em suas empresas, 77% afirmaram que, antes de contratar o serviço, realizaram uma pesquisa sobre as taxas e condições de uso. Questionados sobre há quanto tempo utilizam esse meio de pagamento em seus negócios, a maior parte dos empreendedores paraibanos, 41%, escolheu a opção “entre 1 e 2 anos”.
Em seguida, 21% escolheram a resposta “entre 3 e 4 anos”, enquanto 20% informaram que utilizam as maquininhas há pelo menos cinco anos. Já 9% dos empresários disseram que trabalham com essa modalidade de pagamento há menos de seis meses, mesmo percentual de entrevistados que escolheu a resposta “entre 6 meses e 1 ano”.
Ainda abordando o uso das máquinas de cartão, a pesquisa quis saber dos empreendedores paraibanos quais são os principais benefícios de trabalhar com essa modalidade de pagamento. As maiores notas médias foram: aumento das vendas (8,9), maior satisfação dos clientes (8,7), melhorar a segurança, por não ficar com dinheiro em caixa (8,5) e redução do tempo gasto para o controle de caixa (8,5).
Já em relação ao faturamento, a pesquisa realizada pelo Sebrae verificou que, em média, 44% das vendas mensais dos empreendedores entrevistados são efetuadas com cartões de crédito ou de débito. Para a analista técnica do Sebrae Paraíba, Éricka Vasconcelos, os dados demonstram que a pandemia contribuiu para acelerar ainda mais a introdução de novas modalidades de pagamento nos pequenos negócios.
“Precisamos considerar a questão da segurança, já que você não precisa transitar com cédulas, além da questão sanitária trazida pela pandemia. Outro ponto importante é a facilidade, já que os pequenos negócios começaram a avançar muito na venda on-line e, para isso, era necessário também que as empresas avançassem com oportunidades de pagamento on-line, como o cartão de crédito ou de débito”, explicou.
Sem uso – Na contramão da maioria dos empreendedores paraibanos entrevistados pela pesquisa, 38% dos participantes revelaram que não utilizam maquininhas de cartão em seus negócios. Entre esses empresários, 38% disseram que preferem usar outros meios para receber as vendas, enquanto 22% argumentaram que a empresa está com um baixo volume de vendas.
Ainda conforme os dados, 11% afirmaram que consideram altas a taxa de desconto e a antecipação de recebíveis praticadas pelas empresas, seguidos por 9% que alegaram desconhecer os produtos e as empresas desse setor. Outros 7% declararam que consideram altos os custos de mensalidade ou de compra das maquininhas, 5% revelaram ter medo de extrapolar o limite de faturamento da empresa e 2% avaliaram como muito longo o prazo para recebimento das vendas efetuadas nessa modalidade.
“Diversificar os meios de pagamento é uma oportunidade para os dois lados, ou seja, para a empresa e para o cliente, já que, cada vez mais, as pessoas estão buscando novas oportunidades de pagamento para transitar com menos dinheiro”, acrescentou a analista do Sebrae.
A investigação da Polícia Federal aponta que o ex-presidente Jair Bolsonaro fugiria do país caso…
O prefeito em exercício de João Pessoa, Leo Bezerra (PSB), em entrevista ontem (26), ao…
Um acaso de cinema ocorreu na capital paraibana, quando uma babá que trabalhava para uma…
Mais uma vez a cidade de Bayeux, na região metropolitana de João Pessoa, foi palco…
Bruno Roberto, filho do deputado federal e presidente do PL na Paraíba, Wellington Roberto, desmentiu…
O deputado estadual Tião Gomes (PSB) confirmou, nesta terça-feira (26), que cumpriu sua missão na…