O Ministério Público do Trabalho (MPT) lançou uma campanha de conscientização para combater o assédio eleitoral no ambiente de trabalho. A iniciativa visa informar e prevenir práticas que possam configurar crime eleitoral e coibir abusos por parte de empregadores.
A procuradora do Trabalho Andresa Ribeiro Coutinho destacou três atitudes específicas que podem caracterizar assédio eleitoral e são passíveis de sanção:
1. Constrangimento dos empregados para comparecimento a manifestações políticas: Quando um empregador força seus funcionários a participar de eventos políticos relacionados à sua preferência ou à de sua empresa, isso configura assédio eleitoral.
2. Ameaça de perda de emprego: A ameaça de demissão ou de qualquer forma de retaliação para aqueles que não votarem em um candidato específico também é considerada uma forma de assédio eleitoral e é estritamente proibida.
3. Promessa de vantagens em troca de votos: Oferecer benefícios ou vantagens no emprego para garantir que o trabalhador vote em determinado candidato também é uma prática ilegal e antiética.
A campanha do MPT visa esclarecer a legislação eleitoral e proteger os direitos dos trabalhadores, assegurando que todos possam exercer seu voto livremente e sem pressões externas. O MPT também reforça que qualquer denúncia de assédio eleitoral deve ser comunicada imediatamente às autoridades competentes para que as medidas legais possam ser tomadas.
Os trabalhadores são encorajados a denunciar quaisquer tentativas de coerção ou manipulação por parte de empregadores, e as empresas são alertadas sobre a necessidade de respeitar a liberdade de voto de seus funcionários, sob pena de enfrentarem sanções legais.
As informações repercutiram na Rádio Correio FM.
PB Agora
Prefeitos de várias regiões da Paraíba tem utilizado suas redes sociais para agradecer ao Senador…
A Procuradoria Geral do Município de João Pessoa (Progem) criou um Portal de Negociações para…
A prefeita eleita de Guarabira, Léa Toscano, anunciou nesta sexta-feira (22) as datas da Festa…
Das 98 Unidades de Saúde da Família (USFs) que compõem a Rede de Atenção Básica…
O prefeito Cícero Lucena entregou, nesta quinta-feira (21), catracas de reconhecimento facial do Instituto Cândida…
Na tarde desta sexta-feira (22), por volta das 12h10, um veículo Peugeot 207 foi completamente…