O Fórum Criminal da Capital recebeu do Conselho Nacional de Justiça, nesta sexta-feira (06), 137 kits biométricos para a utilização pelo Poder Judiciário do Estado da Paraíba. O objetivo da ação é a construção de um banco nacional de dados biométricos de pessoas privadas de liberdade, identificando-as e, além de prevenir os delitos de falsa identidade, proporcionar a emissão gratuita de documentação civil da população carcerária.
O juiz auxiliar da Presidência, Rodrigo Marques, informou que a medida permite o acesso a serviços que garantam a cidadania, viabilizando oportunidades àqueles que se encontram na prisão, além dos egressos do sistema prisional que querem se ressocializar.
“A superação das falhas históricas e estruturais do sistema prisional pátrio é uma preocupação do CNJ e também da Presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba, sendo a documentação civil o primeiro passo para o acesso a políticas públicas inerentes a direitos básicos como educação, trabalho e moradia”, observou o juiz.
Ele disse ainda que é imprescindível uma ressocialização efetiva, com a garantia de todos os direitos relativos ao exercício da cidadania, tendentes ao recomeço de uma trajetória de vida, com oportunidades profissionais, capacitação e qualificação laboral e intelectual, sem os quais não há que se falar em reintegração social.
No total, o Conselho Nacional de Justiça está distribuindo 5,4 mil kits biométricos com todos os Tribunais de Justiça, Seções Judiciárias Federais e Circunscrições Judiciárias Militares do país. A previsão é de que a distribuição seja concluída em setembro e que em seguida as instituições recebam capacitação para a internalização e padronização adequados ao cumprimento dos objetivos do projeto, segundo o CNJ.
Da Redação com TJPB
A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…
A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…
Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…
Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…
A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…