A Paraíba o tempo todo  |

Fórum da Pessoa com Deficiência elege representantes da PB

 O Fórum Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizado nestas quinta e sexta-feira (30 e 31), no auditório do Ministério Público, elegeu 20 delegados que irão representar a Paraíba na etapa nacional que acontecerá no mês de dezembro, em Brasília. No evento promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano e a Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), os participantes elegeram 40 propostas, entre elas, a instituição de uma Secretaria Estadual da Pessoa com Deficiência.

Antes dessa etapa estadual, outros sete fóruns regionais foram realizados no Estado para contemplar todas as regiões da Paraíba. O secretário nacional de Promoção da Pessoa com Deficiência, Roberto John Gonçalves da Silva, falou sobre o Plano Vivem sem Limites do Governo Federal. “Aqui temos as representações de todo o Estado da Paraíba que tiveram a oportunidade de propor ideias que vão contribuir para uma melhor política para as pessoas com deficiência. Eles também conheceram um pouco mais sobre o Plano Nacional Viver sem Limites, como poder ter acesso a este projeto que precisa da adesão do Estado e dos municípios”, afirmou.

Desafios – Com a temática “Um olhar através da Convenção sobre os direitos da Pessoa com Deficiência da ONU: Novas perspectivas e desafios”, foram debatidos eixos como: educação, saúde, segurança, comunicação, acessibilidade, transporte, moradia, prevenção, reabilitação, órteses e próteses. Os participantes também discutiram o acesso à justiça, padrão de vida e proteção social.

A coordenadora estadual da política da pessoa com deficiência, Gabrielle Vasconcelos, frisou o compromisso que a Paraíba tem com a causa. “O Governo do Estado, além de realizar os fóruns da pessoa com deficiência, promover melhorias na própria Funad, entre outras ações, está tentando, junto com o Ministério do Desenvolvimento Social, implantar dois equipamentos em João Pessoa para atender as pessoas com deficiência: o Centro Dia e a Residência Inclusiva”, explicou.

Pb.gov

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe