Categorias: Paraíba

Fórum Estadual da Justiça da Infância é criado

PUBLICIDADE

Especializar magistrados que atuam em varas da infância e juventude a fim de garantir às crianças e adolescentes da Paraíba a presença de seus familiares, o respeito de sua comunidade e o desenvolvimento das políticas públicas necessárias. Foi com esse objetivo que cinco juízas paraibanas se articularam para criar o Fórum Estadual da Justiça da Infância e Juventude.

“Consideramos que o tema infância e juventude exige do magistrado uma nova postura, que se afasta da prestação jurisdicional nos moldes tradicionais”, explicou a juíza Maria dos Remédios Pordeus Sarmento, da comarca de Sousa.

A magistrada juntamente com as juízas Lua Yamaoka Mariz Maia Pitanga (Esperança), Graziela Queiroga Gadelha de Sousa (Lucena), Maria Aparecida Gadelha Sarmento (Sapé) e Virgínia Gaudêncio de Novaes (João Pessoa), pretendem envolver os demais juízes em discussões jurídicas acerca da interpretação e aplicação dos preceitos acolhidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (Coinju), é parceiro desse projeto, juntamente com a Escola Superior da Magistratura (Esma), a Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB) e outros órgãos. Como parte do processo de implantação do Fórum, as magistradas formaram uma coordenação provisória que se encarrega das ações necessárias para a efetiva implementação de um espaço.

A Coinju apoia e assessora os trabalhos. Segundo a coordenadora Vivianne Sarmento, o setor vai subsidiar a interiorização das ações voltadas à Proteção Integral da criança, adolescente e da família. “Também vamos auxiliar o planejamento e execução de políticas institucionais direcionadas a esse público, com representatividade de magistrados de todas as regiões do nosso Estado”, garantiu.

De acordo com a juíza Maria dos Remédios, o atendimento nas varas da infância envolve, além do conhecimento jurídico para a justa aplicação da lei, o estudo das complexas questões sociais, familiares, culturais e emocionais que circundam a criança e o adolescente. “Essa conjuntura nos convoca a ultrapassar as fronteiras do nosso gabinete e o isolamento a que estamos naturalmente acostumados, a fim de nos fazer presença viva no aclamado sistema de garantias de direitos”, afirmou a magistrada.

A coordenação de criação do Fórum trabalha com o intuito de alcançar os objetivos delineados em Carta de Princípios. Entre eles, estão, congregar magistrados do sistema de justiça da infância e da juventude do Estado da Paraíba; elaborar propostas e subsidiar a implementação de uma política institucional do TJPB voltada para a área da infância e juventude; uniformizar métodos de trabalhos, procedimentos e editar enunciados; promover a constituição de um banco de dados estadual na área cível; promover a implementação da nova lei de adoção e manter intercâmbio, dentro dos limites de sua finalidade, com entidades de natureza jurídica e social do país.

 

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Decisão Judicial: Semob-JP fará fiscalização para garantir 60% da frota de ônibus durante greve dos motoristas

Com o objetivo de reduzir os transtornos à população, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana…

27 de janeiro de 2025

Luciano Cartaxo analisa momento do PT na Paraíba e critica resultados obtidos pela sigla no estado

Olhar para o futuro. Esta é a orientação que o deputado estadual Luciano Cartaxo tem…

27 de janeiro de 2025

VOOS MAIS ALTOS? ‘Peregrinação’ de Cícero Lucena pelo interior da Paraíba desembarcou em Jacaraú neste fim de semana

Neste final de semana, a peregrinação do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), pelo…

27 de janeiro de 2025

UEPB suspende cronograma de matrículas do Sisu 2025

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) decidiu, na tarde desta segunda-feira (27), suspender o cronograma…

27 de janeiro de 2025

Aplicativos de transporte terão que explicar aumento na tarifa durante greve de motoristas de ônibus em JP

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa notificou os aplicativos…

27 de janeiro de 2025

Mídia nacional revela que Hugo Motta pode ser eleito presidente da Câmara Federal com até 495 votos de 513 possíveis

O deputado paraibano Hugo Motta (Republicanos-PB) está prestes a se consolidar como o próximo presidente…

27 de janeiro de 2025