Tempo de solidariedade e amor ao próximo. Tradicionalmente, dezembro é um mês propício para as famílias se confraternizarem. O espírito natalino aproxima as pessoas e geram um clima de amor, paz e alegria. Só que nem todas as pessoas têm condições de celebrar o natal em torno da mesa e ao redor dos familiares.
Inspirados no sentimento de São Francisco de Assis, e nos princípios de amor ao próximo que brotaram com o nascimento de Jesus Cristo, a Fraternidade Irmãos de Francisco, realiza no próximo dia 21 de dezembro, a partir das 18h, a 12ª edição do Natal dos Moradores de Rua de Campina Grande.
O jantar que marca o encerramento das atividades da Fraternidade este ano, acontece a partir das 19h na Praça da Bandeira, e contará com um ministério de música para as pessoas em situação de rua. Durante o jantar, preparado com os principais ingredientes de uma ceia natalina, haverá ainda, distribuição de água, refrigerantes e lembrancinhas para as crianças.
O Natal dos “Moradores em situação de Rua” dos Irmãos de Francisco, não se resume apenas na ação realizada na Praça da Bandeira. Por volta das 20h, equipes estarão se deslocando para diversos pontos da cidade, a fim de também oferecer um jantar digno aos moradores que dormem nas calçadas, praças e marquises, encerrando a ação na rua Manoel Pereira de Araújo, na Feira Central.
Atualmente existem cerca de 350 pessoas em situação de rua sendo assistidas pela fraternidade ao longo do ano e muitos deles, devem participar do jantar.
O coordenador da Fraternidade, Ramon Torres disse ao PB Agora que toda a ação é fruto de doações dos benfeitores e por isso, necessita sempre da ajuda dos campinenses para realizar o momento festivo. Como o gasto é grande principalmente com o jantar, ele renovou o apelo aos homens e mulheres de voa vontade que desejam colaborar com essa ação.
Quem quiser colaborar com o trabalho pode entregar os itens na sede da Fraternidade, localizada na Rua Vidal de Negreiros, 341, no Centro, próximo à Praça Coronel Antônio Pessoa (Praça da Morgação), e ao antigo prédio da faculdade Unesc, no Centro da cidade. Para ajudar na realização da ação beneficente, a pessoa também pode entrar em contato com o WhatsApp da fraternidade através do número (83) 9 9851-1555.
Todos os sábados, membros da Fraternidade realizam uma ação beneficente que começa na Praça da Bandeira e se estende pelas ruas centrais da cidade, terminando sempre na Feira Central. O encontro é sempre no mesmo local, em frente ao prédio dos Correios. São distribuídos lanches, água mineral e produtos de higiene pessoal. A Fraternidade também promove, entre junho e setembro, a Campanha do Agasalho.
A Fraternidade Irmãos de Francisco é uma instituição católica que existe há 13 anos e que faz parte das pastorais sociais da Diocese de Campina Grande, e da Cáritas Diocesana. Essa pastoral de rua, nasceu em meados de 2010, diante da necessidade de um grupo de pessoas de fazer um trabalho com a população em situação de rua. O trabalho veio somar a um trabalho já realizado pela Igreja Católica na cidade.
Em Campina Grande existem mais de 300 pessoas, desassistidas de políticas públicas, que estão sempre jogados nas calçadas, dormindo embaixo de marquises ou buscando refúgio nas praças, enfrentando frio e sol, à espera da solidariedade humana. Cada um deles tem uma história de dor e sofrimento. A missão dos Irmãos de Francisco é tentar minimizar esse sofrimento através de gestos simples, mas verdadeiros.
Severino Lopes
PB Agora