A passagem de uma nova frente fria vai afastar o calor e provocar chuvas nos litorais de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Pernambuco e Paraíba, de acordo com o Climatempo. A chegada da frente fria já derrubou a temperatura em estados do Sudeste: na capital paulista, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, o calor chegou aos 29,2°C na estação medidora em Interlagos na terça-feira (10). No Rio, o calor chegou a 33,2°C na Marambaia.
Nesta quinta-feira (12), por causa da virada do tempo, São Paulo deve ficar com temperaturas entre 18ºC e 13ºC, enquanto no Rio ela deve ficar entre 24ºC e 16ºC.
Até sexta-feira (13), a previsão é de chuvas de moderada a intensa. “Há condições favoráveis à ocorrência de ressaca, com ondas de direção Sudeste a Leste, com até 2,5 metros de altura, na faixa litorânea entre os estados de São Paulo, ao norte de Santos, e do Rio de Janeiro, ao sul de Arraial do Cabo, entre as noites de 13 e 14 de agosto”, informou a Marinha do Brasil.
Nos estados do Sul e Sudeste, as simulações indicam 70 a 130 milímetros acumulados durante o período — valor acima da média para agosto. A população do litoral poderá passar por alagamentos e deslizamentos de terra, segundo o alerta do Climatempo.
Já no Nordeste, “ventos de quadrante sudeste entre a superfície e a baixa atmosfera estão causando a entrada constante de umidade” há vários dias. Desde a segunda-feira (9), choveu mais de 100 milímetros em Pernambuco e na Paraíba.
A chuva deverá continuar de forma moderada nos próximos dias, incluindo Grande Recife e João Pessoa. Há, assim como no Sul e Sudeste, chance de alagamentos e deslizamentos.
G1