Pessoenses que utilizam praças públicas de João Pessoa para malhar ou mesmo para passear com familiares e amigos estão reclamando constantemente da falta de cuidados desses ambientes pelo governo municipal. Uma das praças que está sendo alvo de reclamação dos frequentadores é a Praça da Paz. Segundo o dono de um dos quiosques do ambiente, André Dantas, o que o pessoal mais reclama é a falta de manutenção dos equipamentos de ginástica pois boa parte está deteriorada.
A publicitária Ana Carla lembrou que quando a praça da Paz foi inaugurada, a manutenção dela era constante e havia um cuidado especial com a vegetação, mas o que se vê agora é o mato tomando conta, os muros pichados e os equipamentos de ginástica deteriorados. “São coisas que deixam os frequentadores frustrados e sem alternativa para levar os filhos para se divertirem num local que deveria ser de convívio social por excelência”.
Boa parte dos frequentadores da Praça da Paz também reclama da ação de vândalos e da falta de segurança por parte da Guarda Municipal, uma vez que os muros e paredes da localidade estão sempre pichados.
Outros reclamam que o policiamento na área deveria ser mais intenso e ostensivo. As reclamações são muitas para um ambiente que deveria ser simplesmente de lazer. Existem espaços, a exemplo da Praça Napoleão Laureano, na Avenida Sanhauá, em frente da sede da CBTU, que também está totalmente abandonada, com o mato, o lixo e a lama tomando conta do local. Outra que também é alvo de reclamações dos frequentadores é a praça Castro Pinto, em frente ao Bompreço da avenida João Machado. Nessa praça o mato vem crescendo sem que haja uma limpeza continuada.
Os pessoenses que gostam de frequentar esses espaços estão sempre se perguntando porque praças como a da Independência, no Centro da capital, e a João Pessoa, em frente aos três poderes, estão sempre limpinhas e sendo bem cuidadas, enquanto as de outros bairros estão geralmente sujas, com o mato alto e necessitando de limpeza.
“Este é um ótimo espaço que pertence a um bairro nobre, mas realmente necessita de mais cuidado por parte da prefeitura de João Pessoa. No final da tarde é grande o número de pessoas que pratica exercícios e caminhadas na Praça da Paz, mas há revolta entre os frequentadores porque existem muitos equipamentos deteriorados”, afirmou André Dantas que é comerciante na Capital.
Já para o Adalberto Ribeiro que é aposentado em João Pessoa: “O que estamos precisando mais aqui na Praça da Paz é de segurança, porque a Guarda Municipal fecha os olhos para as coisas erradas. Após às 20h, são formados grupos de maconheiros que inibem as pessoas que praticam caminhadas. Antes, muitas famílias passeavam na praça à noite, mas atualmente a frequência vem diminuindo gradativamente”, disse.
Vandalismo
O diretor de paisagismo da Secretaria de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa (Sedurb), Sérgio Chaves, afirmou que na capital existem 190 praças e que o maior problema enfrentado pela prefeitura no que diz respeito a manutenção desses espaços é o vandalismo.
Redação